Edição: 243

Diretor: Mário Lopes

Data: 26/2/2021

Espaço permite o alojamento de duas mães e respetivos recém-nascidos

Centro Hospitalar de Leiria cria área de recobro e cuidados da puérpera Covid19 positiva e do bebé

2021-02-22 16:04:22

Hospital de Santo André

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criou uma nova área dedicada ao recobro e cuidados de puérperas portadoras do vírus Covid-19, e seus recém-nascidos, localizada na Urgência Ginecológica/Obstétrica do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria. A nova área entrou em funcionamento sexta-feira, dia 19 de fevereiro, e tem uma lotação para duas puérperas e respetivos recém-nascidos, permitindo o alojamento conjunto (mãe e filho/a).

«A nova área permite que a puérpera mantenha o/a seu/sua filho/a junto de si e o/a possa amamentar, se for essa a sua vontade», refere António Santiago, diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do CHL. «A criação deste novo espaço permite-nos dar uma resposta mais adequada na fase do pós-parto, nos casos de puérperas positivas para a Covid-19, possibilitando a proximidade com o seu bebé logo após o nascimento, conferindo mais humanização num período tão especial em contexto de pandemia», explica o médico.

No novo espaço as utentes devem cumprir todas as medidas de controlo da infeção como: a obrigatoriedade do uso de máscara; a higiene das mãos e mamas, antes e após a amamentação; a colocação do recém-nascido em berço aberto a dois metros de distância da mãe; e o contacto pele a pele, se for desejo da mãe e após a análise de cada caso, e desde que cumpridas as medidas de higiene, como a lavagem do tórax.

«Esta pequena enfermaria foi adaptada tendo em conta as medidas preconizadas no controlo da pandemia, para conferir mais conforto nos casos de puérperas positivas, e assegura todas as condições de utilização, como os circuitos de entrada e saída, pressão negativa na enfermaria e zona de descontaminação para os profissionais», garante Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL.

     Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.