Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Nutricionista Ângela Carvalho participou no 52.º Encontro Nacional de Celíacos

Centro Hospitalar de Leiria dá a conhecer o seu projeto dedicado ao doente celíaco

Ângela Carvalho

Ângela Carvalho, nutricionista e membro da Comissão de Humanização do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), participou e interveio no 52.º Encontro Nacional de Celíacos, promovido pela Associação Portuguesa de Celíacos, que decorreu em formato virtual, com emissão em direto no dia 27 de fevereiro. A nutricionista do CHL apresentou o tema “Dieta Isenta de Glúten” em contexto hospitalar e mostrar o projeto em desenvolvimento “CHL – 1.º Hospital Amigo do Doente Celíaco”.

«Na minha intervenção vou falar sobre os desafios do passado e do presente no âmbito da realização de uma dieta sem glúten, e destacar esse tipo de alimentação em diferentes idades, desde a pediátrica, passando pela adolescência até ao idoso», explica Ângela Carvalho. «Quero também aproveitar a oportunidade para desmistificar a ideia que o “glúten free” nem sempre é adequado ao rigor exigido ao doente celíaco, e partilhar alguns truques e dicas para uma culinária isenta de glúten.»

A nutricionista destacou ainda a importância de uma comunicação eficaz junto do doente celíaco, sobretudo para a realização de refeições fora de casa, em contexto de férias e/ou eventos, e apresentou as conclusões de um estudo, realizado no âmbito de um estágio curricular efetuado na Unidade de Nutrição e Dietética (UND) do CHL, e que contemplam as principais barreiras sentidas pelos doentes celíacos para fazerem uma alimentação sem glúten.

«Outro dos objetivos da minha participação é abordar o projeto “Hospital Amigo do Doente Celíaco”, com relevo para as iniciativas que temos desenvolvido, nomeadamente a sensibilização dos profissionais de saúde, a oferta alimentar isenta de glúten no internamento e máquinas de vending presentes nas unidades do CHL, o apoio à comunidade, com uma página de Facebook com conteúdos e algumas iniciativas, a formação realizada aos manipuladores de alimentos na UND, e a criação de uma zona restrita de armazenamento e de manipulação de alimentos específicos isentos de glúten», salienta Ângela Carvalho.

A Comissão de Humanização do CHL lançou o projeto “Hospital Amigo do Doente Celíaco” em 2018, altura em que foi criado um grupo no Facebook, onde são partilhadas dúvidas e dicas pela comunidade celíaca e divulgados artigos científicos sobre o tema, por parte dos profissionais de saúde do CHL. Já foram realizados encontros e workshops sobre a doença, e pretende-se garantir que em todos os serviços de qualquer das unidades do CHL, o doente celíaco tem à disposição alimentos aptos à sua condição, e encontra profissionais que entendem a sua patologia.

O evento digital da Associação Portuguesa de Celíacos requer inscrição obrigatória, e é dirigido aos celíacos e familiares, profissionais de saúde, estudantes e todos os interessados nesta temática.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.