Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Ação vai ser dinamizada pelo ornitólogo bombarralense Hélder Cardoso

Mata Municipal do Bombarral vai ter uma estação de estudos de borboletas noturnas

Hélder Cardoso vai ser o coordenador do projeto da Rede de Estações de Borboletas Noturnas

Durante o presente mês de março irá começar um projeto de investigação e divulgação ambiental na Mata Municipal do Bombarral, que consiste na inventariação das borboletas noturnas que ocorrem neste espaço natural.

Com a tutela do Município do Bombarral, a ação vai ser dinamizada pelo ornitólogo bombarralense Hélder Cardoso, coordenador do projeto da Rede de Estações de Borboletas Noturnas, à qual a Mata Municipal vai igualmente passar a pertencer.

Como explica este especialista, as borboletas noturnas são um grupo de insetos ainda relativamente mal conhecido e existe uma grande margem para a descoberta de novas espécies, tanto para Portugal como para a ciência.

Em Portugal, até final de 2019, estão descritas 2.712 espécies de borboletas. Deste número 95% das espécies (2.575) são consideradas borboletas noturnas e apenas 5% (137) diurnas.

As borboletas desempenham um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, onde muitas vezes representam a base da alimentação de muitas outras espécies. Assumem também funções muito importantes enquanto polinizadores e têm uma íntima relação com a diversidade vegetal, da qual dependem.

Esta relação estreita com a estrutura da vegetação faz com que sejam um excelente “barómetro” da qualidade dos habitats, podendo ser feita a correlação entre o estabelecimento de espécies vegetais e a colonização das borboletas em determinadas áreas.

Para realizar o estudo e inventário das borboletas noturnas, um dos melhores métodos é o recurso a uma armadilha luminosa não letal, sendo que quando é colocada no mesmo local e de forma sistemática, trona-se uma boa ferramenta para aferir dinâmicas populacionais das espécies.

De forma a estudar e inventariar as espécies que ocorrem na Mata Municipal, será feita amostragem regular ao longo do ano, sendo os dados obtidos publicados de forma regular.

Através deste trabalho, a Mata Municipal passará a integrar a rede nacional de outros locais que fazem estudo de borboletas noturnas, contribuindo para um melhor conhecimento destes insetos em Portugal.

    Fonte: PC|GAPOM|SRPCI|CMB

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.