Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Museu Raul da Bernarda integra projeto “Museu na Aldeia” promovido pela Rede Cultura 2027

Concentração dos agentes culturais em Cabeça, no concelho de Alvaiázere

O Município de Alcobaça, através do Museu Raul da Bernarda, irá participar no projeto transconcelhio “Museu na Aldeia”, reunindo as comunidades de 13 aldeias e os objetos de 13 museus, divididos entre si. O museu municipal fornecerá uma peça de cerâmica contemporânea integrante do seu espólio que irá permanecer e interagir com a aldeia de Cabeças, em Alvaiázere. Esta quinta-feira, 4 de março, o Município realizou uma visita técnica a Cabeças onde a peça será trabalhada e reinterpretada.

Este projeto integra a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, envolvendo 26 concelhos da Rede Cultura 2027, estrutura de suporte a esta candidatura.

Organizado e coordenado pela Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), de Leiria, o projeto tem como objetivo: chegar a pessoas que vivam em comunidades mais isoladas e que se encontrem em solidão.

O “Museu na Aldeia” potencia ser um estudo de caso a nível nacional e desenvolve-se do encontro entre uma equipa que inclui artistas, museólogos, sociólogos, psicólogos e a população. A partir de objetos que os participantes têm em casa, desenvolve-se e esclarece-se a ideia de museu e do valor museológico. Numa fase posterior, um objeto de cada museu será apresentado à comunidade, que o reinterpretará num novo formato artístico a mostrar no museu que cedeu a peça original.

O projeto decorre até ao fim de 2022 e compreende ainda a criação de um museu virtual, com informação que permita a replicação e disseminação do processo noutros pontos do país. Em paralelo, decorrerá uma avaliação do impacto pelo Politécnico de Leiria.

Este projeto é financiado pela Iniciativa Portugal Inovação Social e pela Câmara Municipal de Leiria.

    Fonte: GRPP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.