Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria

APICER apesenta projeto de promoção da internacionalização da cerâmica portuguesa

José Luís Sequeira, presidente da direção da APICER

A Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria (APICER) apresentou esta quinta-feira dia 11 de março, o projeto INTERCER – Promoção da Internacionalização da Cerâmica Portuguesa. O projeto foi apresentado num seminário online e reuniu empresas e empresários dos diversos subsetores da indústria portuguesa de Cerâmica e de Cristalaria. Definir o posicionamento da marca “cerâmica made in Portugal”, melhorar a comunicação e a imagem do setor e mudar a perceção dos mercados relativamente à cerâmica portuguesa são alguns dos objetivos do projeto INTERCER apresentado ontem em seminário.

O INTERCER, preconizado pela APICER, é um projeto que visa mudar a perceção que os mercados têm da cerâmica portuguesa, nomeadamente dos subsetores da Cerâmica Utilitária e Decorativa e dos Revestimentos e Pavimentos Cerâmicos.

José Luís Sequeira, presidente da direção da APICER, explica que “o setor português da cerâmica desenvolve produtos de enorme qualidade mas nem sempre os mercados internacionais, caracterizados por uma intensa rivalidade competitiva, têm uma perceção condicente com a qualidade dos produtos que se produzem em Portugal”, afirma.

“O INTERCER quer definir e comunicar um novo posicionamento para a ‘cerâmica made in Portugal’ e tem como ambição comunicar, de forma coerente e muito consistente, esse mesmo posicionamento e de assegurar que essa comunicação chega às audiências certas nos mercados internacionais”, sublinha o presidente da APICER.

Com vista a melhorar a competitividade do setor, e a par com a definição do posicionamento da marca “cerâmica made in Portugal”, o INTERCER propõe-se, assim, a melhorar a comunicação e a imagem do setor nos mercados internacionais com uma comunicação com um nível de qualidade condicente com o posicionamento desejado; a aumentar a perceção da qualidade percebida dos produtos nos mercados internacionais, através de um conjunto de ações e suportes de comunicação; e a reforçar a visibilidade internacional da oferta do setor.

Para tal, o projeto que foi iniciado em 24 de dezembro de 2020, irá desenvolver até ao final de 2022 um conjunto de ações, incluindo a definição de uma estratégia de marca para a cerâmica portuguesa; o desenvolvimento de uma identidade verbal e visual alinhadas com o posicionamento; o desenvolvimento de diversos suportes de comunicação; e a comunicação e ativação da marca junto das audiências relevantes nos mercados-alvo (em articulação com a AICEP,) de modo a reforçar as exportações do setor.

O INTERCER contou com o apoio das empresas de consultoria VLM Consultores, para a elaboração da candidatura, e Super. Brands Consultants, para a criação e desenvolvimento da marca para a cerâmica portuguesa e respetiva estratégia de comunicação a implementar. O projeto foi apoiado pelo sistema de incentivos SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas) e é cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade Internacionalização.

O evento de apresentação do INTERCER – Promoção da Internacionalização da Cerâmica Portuguesa, contou com mais de 70  participantes e com as exposições de José Luís Sequeira, presidente da APICER; Cláudia Domingues – Vice-presidente da APICER, Presidente da Unidade Autónoma Cerâmica Utilitária e Decorativa, e Sócia Gerente da António Rosa Cerâmica; Paula Roque – Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APICER, Presidente da Unidade Autónoma de Revestimentos e Pavimentos Cerâmicos e Managing Partner da REVIGRÉS; Miguel Casal – Presidente do Conselho de Administração da Grestel S.A.; Marco Mussini – Administrador da Gres Panaria Portugal; João Magalhães – Partner da Super. Brand Consultants e Jorge Salvador, representante da AICEP e Especialista da Fileira Construção Civil e Materiais de Construção.

    Fonte: PR Collective

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.