Edição: 245

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/4/23

Desde 15 de março

Ambulância de Suporte Imediato de Vida inicia atividade no Hospital de Alcobaça

Luís Meira, Regina Pimentel e Licínio de Carvalho junto à nova Ambulância de Suporte Imediato de Vida 

A atividade da nova Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) teve início no dia 15 de março, às 8h00, no Serviço de Urgência Básica (SUB) do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), e visa melhorar a assistência pré-hospitalar a vítimas de acidente e doença súbita nesta região do País. A gestão e operação da ambulância SIV são realizadas conjuntamente pelo CHL e pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

«Hoje é um dia importante para o Hospital de Alcobaça, que inicia a atividade da ambulância de SIV, um objetivo há muito almejado para esta unidade. Agradecemos toda a colaboração e interação do INEM para tornar este projeto uma realidade, que acrescenta uma valência ao hospital, e permite uma maior diferenciação na prestação de cuidados», destacou Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL.

O presidente do Conselho Diretivo do INEM, Luís Meira, congratulou esta nova atividade em parceria com o CHL, salientando que, «a ambulância SIV vem acrescentar um nível de cuidados de emergência pré-hospitalar mais diferenciado, permitindo que os doentes cheguem em melhores condições à unidade hospitalar», e acrescentou que «esta viatura também capacitada para efetuar transporte inter-hospitalar, se necessário».

Ambulância e colaboradores junto ao Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira

A tripulação da nova ambulância SIV resulta da partilha de recursos humanos entre o INEM e o CHL, com enfermeiros que também desempenham funções no SUB do HABLO, com formação em emergência pré-hospitalar. Compete ao INEM a coordenação de utilização dos meios SIV e ao CHL a coordenação dos respetivos recursos humanos.

A empreitada de construção da base operacional de SIV teve um investimento de 13.500 euros (mais IVA) realizado na totalidade pela Câmara Municipal de Alcobaça. A base operacional de SIV, construída junto ao Serviço de Urgência do HABLO, inclui uma área para refeições e outra de trabalho, com zona de cadeirões para repouso dos profissionais e armários para arquivo de documentação, e uma instalação sanitária.

Com esta nova viatura de SIV, o CHL cumpre o objetivo de ter os meios de emergência pré-hospitalar, conjuntamente com o INEM, ficando o Hospital de Santo André, em Leiria, com uma unidade VMER e os hospitais de Pombal e de Alcobaça com unidades de SIV, a funcionar 24 horas por dia, todos os dias do ano.

As ambulâncias SIV do INEM têm como missão garantir cuidados de saúde diferenciados de suporte imediato de vida, nomeadamente manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida (SAV). Estão equipadas com um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos, e permitem ainda a transmissão de eletrocardiogramas e sinais vitais, que possibilitam que o médico em serviço no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM possa aconselhar corretamente a equipa a encaminhar a vítima para a unidade hospitalar mais adequada.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.