Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Evento online decorre esta quinta-feira, dia 1 de abril

Design e Fabricação Digital debatidos em conferência internacional promovida pelo Politécnico de Leiria

Ian Campbell é um dos oradores

“Design e Fabricação Digital” é o mote da conferência online promovida pelo Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentável de Produto (CDRSP) e pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), do Politécnico de Leiria, na próxima quinta-feira, dia 1 de abril, entre as 10h00 e as 16h30, no âmbito do International Manufacturing Forum Series (IMFS). As informações sobre a conferência podem ser consultadas em https://imfs.ipleiria.pt/april/.

«A Fabricação Digital Direta é uma família de tecnologias capaz de produzir produtos diretamente de uma definição digital sem o uso de moldes ou outras ferramentas complexas. Essas tecnologias possibilitam a personalização da forma e função de um produto no ponto de fabricação, permitindo a produção de qualquer estrutura autossustentável», pode ler-se no texto de apresentação da conferência, onde serão abordados temas como a aplicação do design na fabricação digital e os desafios relacionados com a tecnologia, simulações, abordagens de design, dispositivos médicos, técnicas de otimização, estudos de caso e aplicações, entre outros.

Na conferência estão já confirmadas as apresentações de Ian Campbell, da Universidade de Loughborough (Reino Unido), Alberto T. Estevez, da Universidade Internacional da Catalunha (Espanha), Arthur Mamou-Mani, da Universidade de Westminster (Reino Unido), Arash Adel, da Universidade de Michigan (Estados Unidos da América), e José Marcelino, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (Portugal). A sessão é moderada por João dos Santos, diretor da ESAD.CR, e Nuno Alves, diretor do CDRSP.

O International Manufacturing Forum Series é um ciclo internacional de conferências virtuais de acesso gratuito promovido pelo CDRSP, que na primeira quinta-feira de cada mês dinamiza uma conferência dedicada a um tópico específico no âmbito da Fabricação, com especial destaque para a temática da Indústria 4.0 e Fabricação Digital. Os interessados em assistir às conferências podem registar-se gratuitamente em https://imfs.ipleiria.pt/, sendo que a iniciativa está também aberta a todos os investigadores que pretendam intervir e apresentar os seus estudos, havendo espaço para 15 contribuições de apresentações em cada sessão.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.