Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Almeida Henriques faleceu vítima da COVID-19

Município de Leiria emite nota de pesar pelo falecimento do Presidente da Câmara de Viseu

António Almeida Henriques

O Município de Leiria lamenta profundamente o falecimento de Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, ocorrido este domingo, dia 4 de abril, no Hospital de São Teotónio, vítima de complicações respiratórias decorrentes da COVID-19.

António Almeida Henriques tinha 59 anos e era presidente da Câmara Municipal de Viseu desde 2013.

O Município de Leiria manifesta o seu profundo pesar perante o falecimento de Almeida Henriques e associa-se ao luto e à dor sentida pela comunidade viseense, família e amigos mais próximos.

Licenciado em Direito, Almeida Henriques foi eleito deputado à Assembleia da República entre 2002 e 2011.

Integrou o Governo de Passos Coelho onde desempenhou o cargo de secretário de Estado Adjunto, da Economia e do Desenvolvimento Regional, de onde saiu para suceder ao “histórico” autarca social-democrata Fernando Ruas, então presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

Foi eleito presidente da Câmara de Viseu em 2013 e 2017 e era esperada a sua recandidatura em 2021.

     Câmara Municipal de Viseu decreta três dias de luto municipal

“António Almeida Henriques liderava o Município de Viseu desde 2013 e tinha como grande objetivo completar o projeto desenhado durante a sua primeira candidatura, que visava colocar Viseu entre os melhores concelhos de Portugal. Destacava-se pelo seu sentido de justiça e retidão, e estava sempre disponível para parar e ouvir os viseenses e os colaboradores da autarquia. O projeto de vida de António Almeida Henriques era Viseu, porque, como muitas vezes dizia, “não podia ser Presidente de outra Câmara”. A sua partida é, por isso, uma perda irreparável para Viseu, para a região e para País”, destaca o município viseense em comunicado..

O Município de Viseu agradece, desde já, todo o carinho demonstrado pelos viseenses ao Presidente da Câmara, mas apela ao respeito de todos pela privacidade da família neste momento de enorme sofrimento.

A autarquia declara, a partir deste domingo, três dias de luto municipal. Em breve serão comunicados todos os detalhes relativos às cerimónias fúnebres.

  Fonte: GRPG|CML e CMV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.