Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Primeira edição decorre no dia 8 de abril

Politécnico de Leiria dinamiza Jornadas Intergeracionais de Educação e Cidadania

Sandrina Milhano

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) e o Programa 60+ do Politécnico de Leiria vão realizar, na próxima quinta-feira, dia 8 de abril, entre as 09h30 e as 17h00, em formato online, a primeira edição das Jornadas Intergeracionais de Educação e Cidadania, através da plataforma Zoom. Subordinada ao tema “Formar e Agir”, a iniciativa visa refletir sobre o exercício da cidadania nas sociedades contemporâneas e sobre o modo como as várias gerações percebem a sua (in)ação neste domínio, bem como analisar a importância da Educação, em várias idades da vida, para a construção de uma consciência cívica.

O evento, que vai envolver diversas gerações na discussão de diferentes entendimentos e experiências de cidadania, inicia-se pelas 09h30, com a sessão de abertura, onde vão estar presentes João Sobrinho Teixeira, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, Sandrina Milhano, diretora da ESECS, João dos Santos, diretor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), Rui Fonseca-Pinto, diretor da Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei), Gorete Marques, subdiretora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), Sérgio Leandro, subdiretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), e Luísa Pimentel, coordenadora do Programa 60+.

Segue-se um momento de poesia protagonizado por docentes da ESECS e, pelas 10h00, tem lugar o primeiro painel acerca do tema “Formar para a cidadania”, que termina com um debate. Quando forem 11h45 decorre a apresentação de testemunhos de estudantes do Programa 60+ e da ESTG sobre “Aprender a ser cidadão na escola”.

No período da tarde, pelas 14h00, está agendado um momento cultural apresentado pela Tuna da ESAD.CR, seguindo-se o lançamento do segundo painel, subordinado ao tema “Agir para a cidadania”. A iniciativa prossegue com um debate e uma apresentação de testemunhos de estudantes da ESAD.CR e da ESSLei, que darão a conhecer “Contributos para o bem comum”. As I Jornadas Intergeracionais de Educação e Cidadania terminam quando forem 17h00.

O programa completo da iniciativa pode ser consultado em https://sites.ipleiria.pt/jornadaseduci/.

O evento é de acesso gratuito, sendo apenas necessária a inscrição prévia através do link https://sites.ipleiria.pt/jornadaseduci/inscricao/. Após a realização das Jornadas será disponibilizado um certificado aos participantes que assim o indicarem no momento da inscrição.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.