Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Assinalando o Dia do Combatente e os 103 anos da Batalha de La Lys

Presidente da República celebra 100 anos da Liga dos Combatentes na Batalha

Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, presidente às Cerimónias Comemorativas do 100.º aniversário da Fundação da Liga dos Combatentes, do 103.º aniversário da Batalha de La Lys e do Dia do Combatente na Batalha, esta sexta-feira, dia 9 de abril de 2021, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha.

Do Programa oficial, consta a concelebração eucarística, pelos combatentes falecidos, presidida pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério, seguido de Cerimónia Militar evocativa, deposição de coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido na Sala do Capítulo e Cerimónia de Inauguração do Memorial aos Combatentes Batalhenses no Jardim do Condestável.

Programa oficial:

10:30
Concelebração eucarística, pelos combatentes falecidos, presidida pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério

11:45
Cerimónia Militar evocativa

  • Honras Militares
    • Hino Nacional, acompanhado por salva de 21 tiros
    • Revista às Forças em Parada
  • Cerimónia de condecoração da Liga dos Combatentes como Membro Honorário da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito
  • Desfile das Forças em Parada

12:15
Deposição de coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido na Sala do Capítulo

  • Hino dos Combatentes
  • Deposição de coroa de flores
  • Cerimónia de Homenagem aos Mortos em Combate
  • Hino Nacional

12:30
Cerimónia de Inauguração do Memorial aos Combatentes Batalhenses no Jardim do Condestável (*)

(*) O Memorial ao Combatente é uma obra do Município da Batalha que visa recompensar os nossos combatentes que honraram Portugal.

Uma iniciativa da Liga dos Combatentes, Núcleo da Batalha, e um projeto da Artq.ª Patrícia Soares da Direção-geral do Património Cultural.

Neste Dia do Antigo ​Combatente estes heróis Batalhenses serão relembrados, homenageados e agraciados pelo esforço prestado no cumprimento do serviço militar e na defesa da Pátria.

    Fonte: MB

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.