Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Traduzindo-se numa receita municipal de 61.850 euros

Município de Pombal vende dois lotes na recém-criada Zona Industrial do Louriçal

Paços do concelho de Pombal

A Câmara Municipal de Pombal aprovou esta sexta-feira, 9 de abril, em reunião do Executivo, a alienação de dois lotes de terreno na Zona Industrial do Louriçal, a mais recente infraestrutura de acolhimento empresarial promovida pelo Município.

Foram alienados os lotes 1 e 9, com 3.818 e 2.367 m2 respetivamente, traduzindo-se numa receita municipal de 61.850 euros, permitindo a instalação de duas empresas, uma no sector da carpintaria e outra na área da comercialização de material de limpeza e embalagens alimentares.

Com a respetiva deliberação, a Câmara Municipal corresponde aos interesses dos investidores que continuam a manifestar as suas pretensões em investir e instalar-se nas diversas áreas de acolhimento empresarial do concelho, nomeadamente na Zona Industrial do Louriçal, numa vila de incontestável importância histórica e patrimonial e com um inquestionável dinamismo a nível demográfico, social e económico.

Servida de boas acessibilidades, a poucos minutos de acesso ao IC8, à A17 e à A1, permitindo uma rápida e comodamente a Lisboa, Porto, Coimbra ou Leiria, bem como ao Porto da Figueira da Foz e à linha ferroviária do Oeste, aquela Zona Industrial passa a ter agora, ainda, 7 lotes de terrenos disponíveis, com áreas compreendidas entre os 1.584 e os 3.327 m2, pelo preço de 10€/m2.

O município tem em preparação a expansão da Zona Industrial da Guia, criando mais 20 lotes de terreno, num investimento superior a 2,5 milhões de euros. Um projeto que pretende que a Guia caminhe para que seja o melhor e o maior polo industrial do litoral do centro de Portugal.

A atuação da Câmara Municipal de Pombal tem vindo a reger-se por reunir as condições ideais à implementação de uma estratégia de desenvolvimento e de atração de investimento consertada, dotando o território de uma estrutura económica, social, infraestrutural e institucional capaz de a suportar e promover.

Nunca se fez tanto em termos de desenvolvimento económico como nos últimos anos no concelho de Pombal.

Desde 2013 foram aprovados/ legalizados mais de 266 mil m2 para fins comerciais/ industriais. Foram vendidos 254 mil m2 de terrenos (lotes) em zonas industriais, traduzindo-se numa receita municipal de 2,3 milhões de euros.

Isto, para além da expansão/ ampliação de várias empresas já instaladas no Concelho, como é o caso da Cemopol, Calcitec, Valsteam, Liguel, Graça & Novo, DoceReina, Maxiplás, Dikamar, entre outras.

O aumento de empresas PME Líder, registado sucessivamente desde 2017, e o volume de negócios que as empresas do concelho registaram em 2019, na ordem dos 1.432 milhões de euros, com as exportações a contabilizarem cerca de 280 milhões de euros, é demonstrativo de um setor empresarial pulsante, potenciador de crescimento e gerador de bem-estar, qualidade de vida e assegurador de futuro às novas gerações.

O Município tem trabalhado vigorosamente para apoiar todos os agentes económicos do concelho, e apresentar-se como um parceiro atento a todos aqueles que pretendam instalar-se em Pombal, criando condições favoráveis à fixação de novas empresas e de novos negócios.

Destaca-se a aprovação recente pelo executivo camarário, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Económico e Empresarial, um órgão com funções de natureza de consultoria e aconselhamento no domínio do desenvolvimento estratégico do Concelho nas políticas económicas e empresariais, dos seus agentes económicos e promovendo a economia circular e a descarbonização. Visa potenciar a articulação entre o Município, a comunidade e os agentes económicos, promovendo estratégias e planos de ação no contexto de desenvolvimento local, da atratividade territorial e na promoção económica.

Tem sido um trabalho diário constante, não só do Município, mas sobretudo dos empresários, dos seus colaboradores e de todos os parceiros nesta rede que compõe o tecido socioeconómico do nosso concelho. Todo este esforço tem permitido estabelecer uma rota do desenvolvimento, de solidificação da nossa economia própria e de redução do desemprego.

    Fonte: GC|CMP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.