Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

3ª edição dos seminários “Design para Debate” arranca online no dia 14 de abril

Politécnico de Leiria convida profissionais e investigadores internacionais para debater o potencial do design

Renny Ramakers

Está a chegar a terceira edição dos seminários “Design para Debate”, este ano a decorrerem em formato online, que convidam profissionais e investigadores internacionais para discutir o potencial do design enquanto facilitador da reflexão e do debate, através do pensamento em torno da necessidade de uma mudança paradigmática, que desloca o design das aplicações para as implicações (sociais, culturais, eco-sistémicas, éticas e políticas, entre outras). O programa é promovido no âmbito da licenciatura em Design Industrial, da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, estando o primeiro seminário agendado já para a próxima quarta-feira, dia 14 de abril, a partir das 15h00, com a convidada Renny Ramakers.

“Design para Debate” é um programa de conversas da unidade curricular de 3.º ano de Seminário, da licenciatura em Design Industrial, lecionada pelas professoras Carla Cardoso e Teresa Fradique. Desde a sua primeira edição, a reflexão e experimentação em torno do design têm sido desenvolvidas em conjunto com uma série de convidados que, ao longo dos anos, têm vindo a apresentar o seu trabalho de forma crítica, refletindo sobre de que modos esta mudança paradigmática cria a necessidade de repensar também as metodologias em design, tendo em conta que nem sempre se trata apenas de projetar para contextos comerciais liderados pelo mercado, mas também para contextos sociais mais amplos.

Este ano o programa vai levar virtualmente à ESAD.CR várias individualidades dos territórios contemporâneos do design, sendo a primeira convidada a holandesa Renny Ramakers. Historiadora de arte, curadora, crítica de design, cofundadora e diretora da fundação de design Droog, Renny Ramakers escreve artigos, dá palestras, implementa projetos e comissaria exposições no campo da arte e do design. No ano passado foi curadora da Bienal de Artes N’GOLÁ na África Ocidental e da exposição pop-up Now Look Here, em Amesterdão, ambas com artistas contemporâneos de África e da diáspora. Atualmente, a sua exposição ONWARD&UPWARD, sobre o poder das pessoas para continuar em tempos de incerteza, está em exibição em Amesterdão.

No próximo dia 21 de abril, às 15h00, decorre um novo seminário, com as convidadas Vera Sacchetti e Matylda Krzykowski, responsáveis pela iniciativa curatorial “Foreign Legion”, que trabalha numa vasta gama de formatos, existentes ou imaginados, para o setor cultural e comercial.

Jan Boelen, curador de design, arquitetura e arte contemporânea, reitor na Universidade de Arte e Design de Karlsruhe (Alemanha) e diretor artístico do Atelier LUMA, um laboratório experimental de design em Arles (França), é o convidado do dia 5 de maio, numa sessão que tem início às 15h00.

Por sua vez, o seminário agendado para o dia 12 de maio conta com a participação da designer e curadora Susana Soares, que explora as implicações sociais e éticas do redesenho tecnológico da natureza. O último seminário realiza-se no dia 19 de maio, com a apresentação de Noam Toran, cujo trabalho envolve a criação de narrativas intrincadas desenvolvidas como um meio de perturbar as historiografias hegemónicas. Partindo de histórias marginalizadas ou negligenciadas, Toran reflete sobre as inter-relações da memória, apagamento, mitologia, identidade, e a força essencial da narrativa, tal como é apresentada em arquivos, filmes, literatura e performance. Ambos os seminários decorrem pelas 15h00.

As cinco sessões do programa “Design para Debate” decorrem em inglês e são transmitidas no canal de Youtube da ESAD.CR (https://bit.ly/3t0KExn).

   Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.