Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Em associação com a DGPC e ICOMOS Portugal

Município de Alcobaça celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios nos dias 17 e 18 de abril

Cartaz

O Município de Alcobaça, associa-se à Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, na comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que ocorre a 18 de abril, com a finalidade de promover uma abordagem crítica ao universo do património cultural, procurando refletir sobre o passado e projetar um futuro mais solidário e mais inclusivo.

Revisitar a história é sempre uma reinterpretação – que, frequentemente, privilegia a omissão e a extinção de algumas narrativas favorecendo outras. Abordar temas controversos implica, também, uma reflexão sobre os grandes desafios do nosso tempo, como o combate às alterações climáticas, a prevalência de grandes interesses económicos, os efeitos de divergências políticas e religiosas, situações de pobreza extrema e de negligência pelos direitos humanos mais básicos – que acabam por vulnerabilizar ainda mais a cultura local, o denominado património de proximidade, e a diversidade das expressões culturais mais singelas e particulares.

As comemorações deste ano têm como tema “Passados Complexos: Futuros Diversos” convidando-nos a analisar o passado e o património material e imaterial enquanto herança e referência da nossa identidade mas, também, a projetarmos um futuro mais solidário e mais inclusivo, sensibilizando comunidades e públicos, reforçando laços identitários e criando novas oportunidades – alicerçadas no reconhecimento da importância da cultura e do património enquanto elementos aglutinadores da sociedade.

Todas as atividades são gratuitas.

Programa Municipal

Visitas Presenciais

Mosteiro de Cós

Visita temática ao Mosteiro de Cós, uma das relíquias nacionais do património cisterciense em contexto rural. Vale a pena descobrir um património enquadrado numa atmosfera imemorial que sobrevive no bucolismo da paisagem rural envolvente.
Mosteiro de Cós
17 abril : 9h30 às 13h00

Museu Nacional do Vinho: Jóia do Património Vitivinícola Português

Visita temática ao maior e mais completo Museu do Vinho português, com incidência na dimensão nacional da coleção.
Museu do Vinho de Alcobaça
17 e 18 abril: 10h00 e 12h00

A Loiça Artística da Bernarda

Visita temática à exposição permanente da coleção da antiga fábrica Raul da Bernarda, reportando à louça artística de Alcobaça de finais do século XIX aos anos 50 do século XX. Na exposição podem ainda ser visto a belíssima coleção do antigo Rancho do Alcoa onde constam os magníficos vestidos de cena do grupo cénico do rancho, pintados à mão pelos pintores da fábrica.
Museu Raul da Bernarda
17 e 18 abril: 10h00 às 13h00

A Central do Alcoa e Baça

Visita à exposição permanente da primeira mini-hídrica industrial de Alcobaça cujo espaço está intimamente ligado ao surgimento e expansão da eletricidade na cidade e que viria a marcar a paisagem da então vila alcobacense, eminentemente rural.
Central da Confluência dos Rios
17 e 18 abril: 10h00 às 13h00

Visitas virtuais

Mosteiro de Cós

Visita virtual a esta autentica jóia da arquitetura cisterciense em contexto rural. 10 km de Alcobaça situa-se Coz, uma das antigas povoações dos Coutos de Alcobaça, rodeada de férteis campos agrícolas e de antigas florestas. Aqui ganhou forma, no século XIII, uma comunidade de religiosas cistercienses. No século XVI, o Mosteiro de Santa Maria de Coz tornou-se num dos mais ricos mosteiros femininos desta ordem, em Portugal. Com o seu esplendor artístico barroco, a igreja testemunha a riqueza dessa comunidade. A igreja apresenta uma arquitetura exterior bastante austera, com linhas muito sóbrias.
Link: https://aminhaterra.cm-alcobaca.pt/26429/mosteiro-coz

Parreitas: Os Romanos em Alcobaça

Visita virtual à Villa Romana de Parreitas situa-se na freguesia de Bárrio, concelho de Alcobaça, e é uma estação arqueológica que poderá ter a sua origem na Idade do Ferro e romanizada entre os séculos I a IV d.C, sendo herdeira de uma tradição que remonta desde o Calcolítico e se prolonga até à Alta Idade Média. O espólio desta povoação pode ser visto no Museu Monográfico de Bárrio, no Centro de Informação e Documentação da Villa Romana de Parreitas. Inclui objetos de cerâmica, utensílios de tecelagem e metalurgia e objetos de adorno.
Link: https://aminhaterra.cm-alcobaca.pt/26428/parreitas-os-romanos-alcobaca 

Por Aljubarrota com Brites de Almeida

Visita virtual à Vila de Aljubarrota. Nos nossos dias, a pequena vila de Aljubarrota fervilha de memórias de tempos passados e a famosa padeira é o pretexto ideal para que todos se sintam convidados a descobri-la e a fruir os seus encantos. Com Brites de Almeida, descubra as vielas exíguas e o casario tingido de branco, banhado de sol filtrado por uma ténue bruma que tão bem caracteriza a luz estremenha.
Link: https://aminhaterra.cm-alcobaca.pt/26427/aljubarrota-brites-de-almeida

Mata Nacional do Vimeiro

Visita virtual à Mata Nacional do Vimeiro que se situa no concelho de Alcobaça e estende-se por 267 hectares, tendo como espécie principal o pinheiro-bravo (60% da área), seguido do eucalipto (8% da área) e do sobreiro (6% da área). É constituída por quatro matas: a mata da Roda, do Gaio, da Ribeira e do Canto. Desde julho de 2020 que se encontra disponível um percurso marcado pela Mata que permite, a todos os amantes da natureza, a sua descoberta de forma segura. Aventura-te com a tua família!
Link: https://aminhaterra.cm-alcobaca.pt/26423/mata-vimeiro

     Fonte: GRPP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.