Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Requalificação da portaria conventual e Loja representa um investimento de 330 mil euros

Mosteiro de Alcobaça inaugura novo circuito interno de visitação

Personalidades presentes na inauguração do novo percurso de visitação do Mosteiro de Alcobaça

A inauguração do novo circuito interno de visitação e da loja do Mosteiro de Alcobaça teve lugar esta segunda-feira, 19 de abril, com a presença do diretor-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, e da diretora do Mosteiro de Alcobaça, Ana Pagará.

A primeira componente do Plano Diretor do Mosteiro de Alcobaça – Requalificação da portaria conventual e Loja – representa um investimento de 330 mil euros e foi concluída a 31 de dezembro de 2019. A segunda componente – Conservação e restauro da fachada poente e da fachada norte rebocada ascende a 715 mil euros –  está em curso e prevê-se a sua conclusão no final do primeiro semestre de 2021.

Nova Loja do Mosteiro de Alcobaça

A nova receção situa-se na antiga portaria do Mosteiro, que assim recupera a sua função primeva. Já a Loja passa a funcionar na Sala das Conclusões, situada simultaneamente no início e no fim do novo percurso de visita. Esta alteração favorece um melhor entendimento do antigo espaço monástico, disponibilizando ao público áreas até agora inacessíveis – como o piso térreo da Ala Norte, incluindo os Claustros da Portaria (ou de Afonso VI) e da Hospedaria (também designado por Claustro da Prisão).

No Mosteiro de Alcobaça decorre atualmente outra empreitada, designada “Conservação e Restauro da Fachada Oeste e Norte Rebocada”, e cuja conclusão se prevê para julho próximo. Compreende diversos trabalhos, entre os quais o tratamento da pedra da fachada da Igreja, a reparação e pintura de rebocos, caixilharias e gradeamentos e também a melhoria das condições de acesso exterior à nova Portaria-Bilheteira do Mosteiro.

João Paulo Santos (Piano) e Paulina Sá Machado (Soprano)

João Paulo Santos (Piano) e Paulina Sá Machado (Soprano) A intervenção nas Fachadas Oeste e Norte, em curso, e a “Requalificação da Portaria e Loja”, já concluída, resultam num investimento global de 1.044.749 euros, financiado pelo FEDER, no âmbito do Programa CENTRO 2020, correspondendo à primeira fase do Plano Diretor 2016/26, aprovado para o imóvel.

Na boa prossecução da missão, a DGPC, realça-se o investimento contínuo que tem vindo a ser realizado na área da conservação e restauro do Mosteiro de Alcobaça nos últimos anos,  à qual acresce – entre outras intervenções realizadas ao nível do património móvel e integrado – a intervenção de conservação e restauro do túmulo de D. Pedro, levada a cabo em 2020, no valor total de € 20,9 mil euros.

No seu conjunto, estas intervenções traduzem-se numa significativa melhoria das condições de segurança, conservação, interpretação e usufruto cultural do Monumento, inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO desde 1989.

A cerimónia alusiva ao DIMS terminou com o recital de piano e canto “O Cancioneiro Português”, pelo Maestro João Paulo Santos e a Soprano Paulina Sá Machado,. O concerto decorreu ao abrigo do protocolo de colaboração assinado pela DGPC e a OPART em 2020, e que visa o desenvolvimento de programação cultural nos Museus, Monumentos e Palácios Nacionais.

DGPC sublinha colaboração da Câmara Municipal nas obras de recuperação do Mosteiro de Alcobaça

Entrada da Portaria já com a escada em aço cortene

Na boa prossecução da missão, a DGPC, realça-se o investimento contínuo que tem vindo a ser realizado na área da conservação e restauro do Mosteiro de Alcobaça nos últimos anos,  à qual acresce – entre outras intervenções realizadas ao nível do património móvel e integrado – a intervenção de conservação e restauro do túmulo de D. Pedro, levada a cabo em 2020, no valor total de € 20,9 mil euros.

A propósito da inauguração do novo circuito interno de visitação e da loja de lembranças do Mosteiro de Alcobaça, realizada esta segunda-feira, 19 de abril, o diretor-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, agradeceu “a permanente colaboração da Câmara Municipal de Alcobaça, em particular do sr. Presidente que sempre se mostrou disponível para colaborar quer nas intervenções mais específicas quer nas obras de maior dimensão. Esta parceria entre a administração central e a administração local é determinante para que se consiga fazer um bom trabalho.”

O novo percurso turístico interno do Mosteiro tem agora início na Ala Norte, passando pelos diferentes claustros e pela Nave Central até terminar na nova loja de lembranças situada na Sala das Conclusões.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, recordou “o bom relacionamento institucional com o Sr. Diretor Geral do Património que em 2013 desempenhou um papel muito importante na reabertura do Museu do Vinho de Alcobaça, sendo à época subdiretor-geral do Tesouro e Finanças. Quero congratular a DGPC por esta inauguração que criará novas dinâmicas. É com muito agrado e orgulho enquanto alcobacenses, que vemos o nosso Mosteiro com uma nova apresentação, valorizado e requalificado de forma a honrar o seu estatuto de Património da Humanidade.”

    Mário Lopes
(Com DGPC e GRPP|CMA)

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.