Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Projeto UpA - Unidos pela Arte

SAMP e Município de Leiria lançam projeto UpA de inclusão social pela Arte

Sandra Sousa, gestora de projetos da SAMP

A SAMP e o Município de Leiria vão lançar o projeto UpA – Unidos pela Arte, um projeto de inclusão social, recorrendo à arte para facultar ferramentas essenciais para manter o estado de saúde, bem como potenciar a autoestima, autocontrolo, adaptabilidade, relações sociais, promovendo a criação de grupos e redes de apoio.

Este é um projeto dirigido a profissionais de saúde, cuidadores, colaboradores de instituições e os demais que entendam benefício participar.

Este programa pretende constituir-se como boa prática a ser alargada a um maior território para chegar a todos os que precisam, com uma solução de práticas participativas e um trabalho artístico cocriativo.

Para este projeto, propõem-se a criação de uma companhia artística permanente, que integre todos os interessados que se detetem ou que nos sejam encaminhados por instituições, profissionais da saúde, cuidadores e colaboradores.

Prevê-se, com estes grupos, promover o encontro através de práticas sonoras comunitárias, viajando com a Música, com o Teatro e com o Movimento.

Nos tempos atuais, as comunidades encontram-se a atravessar um dos momentos mais desafiantes e de grandes tensões sociais, emocionais e económicas.

O medo, a ansiedade e a incerteza agudizaram-se no dia-a-dia de cada individuo, e consequentemente deterioram as relações, as famílias, as equipas de trabalho e toda uma sociedade. Assim se passa não só com a saúde física, mas também, e principalmente, com a saúde mental, que desestabilizada a longo prazo, traz também a redução da imunidade e estados físicos patológicos associados.

Uma das consequências desta crise é a diminuição dos recursos financeiros e por tal facto, a arte, o auto cuidado e a terapia passam para segundo plano, aumentando o recurso a medicação do foro psicológico e internamento em serviços de psiquiatria.

E neste sentido que nasce a vontade de desenvolver um projeto de práticas comunitárias, em que a Arte se torna a ferramenta principal para o Estar com o Outro.

Se, por um lado, o objetivo é, através de um trabalho comunitário cocriativo desenvolver performances artísticas, enaltecendo as aptidões de cada indivíduo, que terá como resultado final a apresentação de diversas performances em locais imprevisíveis do Concelho de Leiria, por outro, pretende-se facilitar novas descobertas, novos olhares e novos canais de comunicação, que nos permitem questionar e caminhar conscientes rumo a autoestima e autoconsciência.

É nesta evolução de consciência que, depois de atravessarmos os estados de medo, ansiedade, perda de horizonte e futuro, descobrimos as nossas potencialidades, o que faz de nós únicos e fundamentais no núcleo familiar, no meio laboral, na comunidade, no planeta e na vida. E isto acreditamos ser a verdadeira dimensão da palavra saúde. Todas estas tomadas de consciência e todo este caminhar é facilitado pela presença da música, do som e das artes em geral.

O projeto SAMP “Unidos pela Arte – UpA” é financiado e apoiado pela Câmara Municipal de Leiria.

    Fonte: GRPG!CML

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.