Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde assinala o Dia do Hospital de Santo André

António Sales inaugura ampliação das Unidades de Ambulatório Gastrenterologia e Pneumologia

Hospital de Sant André

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, visita esta quinta-feira, dia 22 de abril, o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) para assinalar o Dia do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria. A visita tem início às 10h, com as inaugurações formais da ampliação da Unidade de Ambulatório de Gastrenterologia e da ampliação da Unidade de Ambulatório de Pneumologia*, com a presença dos responsáveis do Grupo CAC – Companhia Avícola do Centro e do Grupo Lusiaves, que apoiaram respetivamente cada um dos projetos das Unidades.

Pelas 11h15, o evento prossegue com a visita ao novo espaço de lazer junto à entrada principal do HSA, construído em homenagem aos colaboradores do CHL pelo trabalho realizado no contexto da pandemia por Covid-19. Por deliberação do Conselho de Administração, a 24 de março, esta obra pretende assinalar e transmitir às gerações futuras o papel extraordinário que os profissionais do SNS, em especial os profissionais do CHL, tiveram na pandemia, e que seja demonstrativa das relações e interações de complementaridade entre todos os profissionais, homenageando cada colaborador que contribuiu decisivamente para o esforço coletivo da instituição.

A cerimónia de celebração do Dia do Hospital de Santo André inicia-se às 11h30, com as intervenções do presidente do Conselho de Administração do CHL, Licínio de Carvalho, do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, e do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

O aumento do número de consultas e exames efetuados na Unidade de Ambulatório de Gastrenterologia levou à contratação de novos médicos e à aquisição de mais equipamentos, o que motivou a necessidade de ampliação do Serviço. A empreitada incluiu a criação de mais gabinetes médicos (de três passou para quatro), salas de exames (de quatro passou para seis) e uma sala de espera com maior capacidade, que passou dos 16 lugares sentados para 26, assim como o recobro, que tem agora 11 camas em vez de cinco.

O investimento neste projeto foi de cerca de 310 mil euros, e teve o apoio do Grupo CAC – Companhia Avícola do Centro, em 120 mil euros, para a empreitada e aquisição de equipamento de disseção endoscópica da submucosa (ESD). Esta técnica permite a excisão de lesões tumorais do tubo digestivo, é minimamente invasiva e com menor necessidade de anestesia geral, menor risco de morbimortalidade, maior rapidez e menor tempo de internamento. A ESD permite a excisão completa de cerca de 80 a 90% das lesões gástricas e 90% das lesões colorretais, e prevê-se o tratamento de cerca de 50 doentes por ano, quando a sua utilização estiver consolidada.

Já a empreitada de ampliação da Unidade de Ambulatório de Pneumologia permitiu o aumento do número de gabinetes médicos de dois para seis, os postos de hospital de dia de oito para 16, e os lugares sentados na sala de espera aumentaram de 16 para 40. O projeto pretende reduzir os tempos de espera para a primeira consulta, por prioridade, e a percentagem de consultas realizadas dentro dos tempos máximos de resposta garantidos, estipulados para cada prioridade, bem como os tempos de espera para a realização de exames. Este projeto teve um investimento de cerca de 223 mil euros, e contou com o donativo de 150 mil euros do Grupo Lusiaves, que posteriormente realizou uma nova doação de 56 mil euros.

     Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.