Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Não sendo exceção a fase pandémica que atravessamos

"Primavera de Livros" está de regresso ao Cadaval

Primavera de Livros está de regresso ao Cadaval, de 19 de abril a 1 de maio

A Primavera de Livros está de regresso ao Cadaval, de 19 a 30 de abril, para assinalar a importância do livro e da leitura. A iniciativa, organizada pela Biblioteca Municipal do Cadaval, conta com a colaboração da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste e inclui atividades específicas para a população e para a comunidade estudantil. Conheça-as e participe!

De 19 de abril a 1 de maio, e dirigida gratuitamente à comunidade, a Primavera de Livros incluirá as Exposições de Livros “Prémio Nobel” e “Contos do Mundo”, a decorrer na Biblioteca Municipal do Cadaval, no atual horário de funcionamento, das 10h00 às 16h30 (segunda a sexta).

Numa homenagem aos livros e aos escritores reconhecidos através do Prémio Nobel da Literatura, a Biblioteca Municipal do Cadaval pretende divulgar o seu acervo literário, tirando das prateleiras livros de autores que se destacam pela sua escrita.

Da mesma forma, a literatura infantil mundial será alvo de destaque na sala infanto-juvenil, através de uma mostra de contos provenientes de todo o mundo, dando a conhecer os contos que existem por detrás das culturas.

Segue-se no cartaz, a 22 de abril, pelas 21h00, a atividade online “Conversas sobre livros”. Sob o tema “Romances históricos”, a sessão pretende dar a conhecer, a todos os interessados, sugestões de leitura motivantes e de autores diversos, proporcionando uma conversa entre pessoas que gostam, simultaneamente, de ler e de conversar. Atividade com inscrição obrigatória mas gratuita, pelo email: biblioteca@cm-cadaval.pt .

No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, acontece a atividade “12 Bibliotecas, 12 contadores”, numa organização da RIBO – Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste.

As 12 bibliotecas que integram a RIBO oferecem à comunidade, através do Facebook, 12 sessões online de contação de estórias, por 12 contadores conhecidos na cena nacional. Os contos estarão disponíveis de 23 a 27 de abril, na página do Facebook da RIBO.

No dia 1 de maio, igualmente aberta à comunidade e também promovida pela RIBO, terá lugar, na Praça da República (Cadaval), a Feira do Livro Solidária (RIBO), a decorrer das 09h00 às 12h30.

As 12 bibliotecas que integram a RIBO cumprem a sua missão de cidadania, contribuindo com uma feira de livros cuja moeda de troca são alimentos não perecíveis (conservas, massas, arroz, etc.). Estes géneros serão posteriormente entregues numa instituição/organização social da área do município, que os possa fazer chegar a agregados familiares sinalizados/carenciados.

O cartaz da Primavera de Livros, naturalmente condicionado quanto a atividades presenciais, devido ao contexto que ainda vivemos, incluirá ainda duas atividades online a pensar na população estudantil concelhia, também promovidas pela Biblioteca Municipal do Cadaval.

No dia 26 de abril, acontece uma sessão online de contação de estórias com Inácia Cruz, autora e contadora, atividade direcionada a crianças dos jardins-de-infância e do 1.º Ciclo.

Por último, a 28 de abril, realiza-se o espetáculo online “Fernando Pessoa(s)”, a cargo da companhia “Estórias com Asas” e dirigido a alunos do 12.º ano.

    Fonte: BF|SCRP|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.