Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Divulgar o património natural e cultural dos municípios integrantes

Cadaval passa a integrar o projeto Geoparque Oeste

Associação Geoparque Oeste e o Politécnico de Leiria vão realizar uma sessão sobre o Plano Estratégico do aspiring Geoparque Oeste

O Cadaval formalizou recentemente a sua adesão ao Geoparque Oeste, projeto conjunto de seis municípios que se juntaram e têm desenvolvido esforços no sentido da criação de um parque deste tipo em território comum aos municípios promotores: Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras.

O Município do Cadaval passou a integrar formalmente esta rede no dia 23 de abril, no seguimento da aprovação, por unanimidade, da sua adesão em sessão ordinária da Assembleia Municipal.

O Geoparque Oeste tem como objetivo a divulgação e promoção do património natural e cultural, destacando as suas gentes, costumes e tradições, tendo por base um trabalho em rede com os principais atores locais.

Essa meta passa por apresentar uma candidatura que conduza ao reconhecimento pela UNESCO do Geoparque Oeste. Para estar em condições de apresentar a candidatura e ser reconhecido como geoparque, a entidade que corporiza o projeto, aspiring Geoparque Oeste, desenvolve contactos com associações, empresas e instituições de ensino presentes no território dos municípios que subscrevem o projeto.

A autarquia cadavalense tem vindo a colaborar na elaboração do Plano Estratégico e do dossiê de candidatura, com a preparação de informação diversa, recolhida em vários serviços municipais.

De referir que o aspiring Geoparque Oeste apresentou, a 22 de abril, no webinar coorganizado com a Comissão Nacional da UNESCO, os cinco Geoparques Mundiais da UNESCO em Portugal. Apresentou ainda o seu vídeo oficial de promoção do território e do seu património natural e cultural.

Entre outros convidados, o webinar contou com a presença de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial.

Segundo João Serra, presidente da direção da AGEO (Associação Geoparque Oeste), o vídeo promocional trata-se de «uma porta e um cartão-de-visita do território do aspiring Geoparque Oeste para todos os que não conhecem o seu património e as suas gentes».

Já para Miguel Reis Silva, coordenador executivo da AGEO, o mesmo vídeo «mostra que o processo de construção da candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO está a fazer o seu caminho, demonstrando assim todo o trabalho realizado até ao momento.»

Vídeo do webinar: https://bit.ly/3gxVKXn  | Vídeo promocional: https://bit.ly/3neZApB

Plano Estratégico em discussão pública

A Associação Geoparque Oeste e o Politécnico de Leiria irão realizar, dia 5 de maio, pelas 21h00, uma sessão sobre o Plano Estratégico do aspiring Geoparque Oeste, em formato digital.

As inscrições são limitadas e estão abertas até ao dia 4 de maio, no seguinte link https://bit.ly/3sWxrF2.

Esta sessão tem como objetivo promover a participação e envolvimento ativo da população nas diferentes fases do planeamento das ações, as suas expetativas e opiniões sobre o turismo, a educação, o património natural e cultural, a promoção do território, de modo a construir um documento estratégico participado e onde os parceiros da AGEO se identifiquem nas suas principais linhas de ação.

  Fonte: BF|SCRP|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.