Edição: 247

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/6/16

Aproximar museus e comunidades, reduzindo a solidão dos idosos

"Museu na Aldeia" anima comunidade sénior do Cercal, no Concelho do Cadaval

“Museu na Aldeia” é um projeto de intervenção artística e social, que envolve os municípios da Rede Cultura 2027 na interligação dos museus e comunidades

O Cercal (localidade do concelho do Cadaval) está a acolher, desde dia 20 de abril, a iniciativa “Museu na Aldeia”, um projeto de intervenção artística e social, que está a envolver os municípios da Rede Cultura 2027 na interligação dos museus e comunidades, procurando reduzir a solidão dos idosos em territórios isolados e com baixa densidade populacional. A próxima sessão acontece dia 11 de maio, pelas 10h00, uma vez mais na coletividade cercalense.

Este projeto é direcionado a idosos ainda autónomos com mais de 65 anos, dos 26 municípios da suprarreferida rede, que vivem em ambientes rurais isolados e demograficamente mais reduzidos e, como tal, limitados no acesso à cultura.

O projeto “Museu na Aldeia” tem como principal objetivo ajudar a combater e reduzir a solidão e isolamento que a atual situação pandémica veio acentuar, principalmente desta faixa da população, que antes já necessitava de maior atenção.

Através de um programa artístico e cultural diferenciador, os profissionais da SAMP – Sociedade Artística Musical de Pousos, em articulação com profissionais dos respetivos museus envolvidos, levam peças de museu às diferentes aldeias para serem reinterpretadas pelos respetivos idosos residentes. A ideia é, posteriormente, ser a aldeia a ir até ao museu apresentar o seu momento e criação culturais.

Na primeira sessão, realizada na Associação Cultural Recreativa Desportiva do Cercal no passado dia 20 de abril, foi apresentado o projeto à comunidade, por meio de música, teatro e da interação com os participantes.

Dia 11 de maio, pelas 10h00, acontece, uma vez mais na coletividade do Cercal, nova sessão de animação e esclarecimento.

Depois, dia 22 de junho, pelas 14h30, será a vez da sessão “A peça vai à comunidade”. Nesse âmbito, a peça a expor foi cedida pelo Museu de Figueiró dos Vinhos, museu escolhido para ceder uma peça à comunidade do Cercal, para este efeito, que estará exposta na delegação do Cercal da Junta de Freguesia.

O “Museu na Aldeia” é um projeto financiado pelo POISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, numa parceria do Município de Leiria com os diversos municípios constituintes da Rede Cultura 2027, onde se inclui o Município do Cadaval.

   Fonte: BF|SCRP|CMC

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.