Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Mais de 55 km espalhados pelo concelho permitem a incursão pelo património natural, cultural e arquitetónico

Município de Alcobaça promove visitas acompanhadas pelos Percursos Pedestres em Terras de Cister

Cartaz

A Câmara Municipal de Alcobaça (CMA), o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) e as Juntas de Freguesia do concelho, oferecem um conjunto de 8 percursos marcados, quer sejam para solitários caminhantes, famílias ou grupos organizados. Seja para lazer, desporto espontâneo ou simplesmente para respirar ar puro.

São mais de 55 km espalhados pelo concelho permitindo a incursão pelo património natural, cultural e arquitetónico, que enaltecem a natureza e a história trilhadas por todos os que por aqui passaram.

“Cada vez é mais importante a conservação do nosso meio ambiente, educar as novas gerações para a preocupação ambiental, e com isso a valorização do património, não só ambiental, mas também cultural. Em todo o concelho existem marcos distintos de biodiversidade, de fauna e flora, paisagens naturais, mas também inúmeras paisagens culturais. Elementos deixados pelos monges cistercienses que, durante séculos, ergueram notáveis obras de engenharia hidráulica, um notável sistema agrícola e de povoação das terras. Um dos percursos mais ambiciosos é a pedonalização integral do rio Alcoa desde a sua nascente até à foz, um projeto de médio prazo que muito nos deve orgulhar”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.

Os percursos são de acesso livre e gratuito, sem necessidade de marcação prévia. A partir deste sábado, 15 de maio, cada percurso será apresentado à comunidade com visitas acompanhadas.

NOTA:

 Durante a atividade dever ser mantido o distanciamento físico de 2m lado a lado e 4m em fila.

 Levar: Água, chapéu, roupa e calçado apropriados, lanche, protetor solar, Kit de proteção individual (máscara e álcool gel).
Conheça o calendário das visitas acompanhadas pelos Percursos Pedestres em Terras de Cister, sempre ao sábado de manhã:

VISITAS ACOMPANHADAS AOS PERCURSOS PEDESTRES EM TERRAS DE CISTER

Mais informações no site municipal – AQUI

15 Maio
9h00
Rota da Água
Benedita, Largo Dr. Damasceno Campos

22 Maio

9h00
Por Coz, Alpedriz e Montes
Coz, Capela de Santa Rita

29 Maio

9h00
São Martinho do Porto, Serra e Mar
S. Martinho do Porto, Largo Frederico Ulrich

5 Junho
9h00
Rota dos Fornos de Cal de Pataias
Pataias, fornos de Joaquim Vieira Grilo

12 Junho
9h00
Mata Nacional do Vimeiro
Parque de Merendas do Gaio

19 Junho
9h00
Aljubarrota: Pelo Vale da Ribeira do Mogo
Chiqueda, Nascente do Rio Alcoa

26 Junho
9h00
Caminhos da Maiorga
Pelourinho da Maiorga

3 Julho
9h00
Mina do Azeiche
Pataias, Parque de Campismo de Paredes da Vitória

10 Julho
9h00
Bárrio: Trilho dos Romanos
Junta Freguesia do Bárrio

17 julho
9h00
Cela: Veredas, Ventos e Monumentos
Junta Freguesia da Cela

24 julho
9h00
Passeio em Alfeizerão
Junta de Freguesia de Alfeizerão

SOBRE OS PERCURSOS

Material aconselhado: roupa e calçado confortáveis, agasalho para o vento, boné, mapa, cantil com água, óculos de sol, bússola, binóculos, máquina fotográfica e/ou caderno de notas.

Para a realização das atividades lúdico-desportivas ao ar livre e percursos pedestres recomendados, devem-se privilegiar zonas com pouca movimentação de pessoas, garantindo o distanciamento físico de pelo menos 3 metros entre praticantes, sem prejuízo do cumprimento das regras de etiqueta respiratória, da lavagem correta das mãos, assim como das outras medidas de higienização. Em dias chuvosos não é aconselhável a realização dos percursos.

Além dos percursos já abertos ao público e cuja informação está publicada na página de internet do Município de Alcobaça, outros percursos encontram-se em fase de marcação, em conjunto com as Juntas de Freguesia, e que estarão oportunamente abertos ao público.

Enquadramento Territorial do Concelho

Situado na histórica província da Estremadura, Alcobaça é um concelho do distrito de Leiria, integrado na Comunidade Intermunicipal do Oeste, na região do Centro. Com uma área de 408,14 km², limitado a oeste pelo oceano Atlântico e a leste pela Serra dos Candeeiros, com cerca de 56.000 habitantes, o concelho está dividido em 13 freguesias: Alcobaça e Vestiaria (sede); Alfeizerão; Aljubarrota; Bárrio; Benedita; Cela; Coz, Alpedriz e Montes; Évora de Alcobaça; Maiorga; Pataias e Martingança; São Martinho do Porto; Turquel e Vimeiro.

A 8 de Abril de 1153, D. Afonso Henriques concedeu os Coutos de Alcobaça, um território de 440 km, a S. Bernardo, abade do Mosteiro de Claraval em França, por carta de doação e couto, na qual estabelecia que no território coutado fosse fundado um mosteiro cisterciense. O imponente Mosteiro de Alcobaça, património da Humanidade, é uma forte atração turística deste território.

O concelho de Alcobaça tem muito mais motivos de visita e experiências. É o território da famosa Maçã de Alcobaça, dos Doces Conventuais, do licor de Ginja de Alcobaça. Conta com diversos espaços verdes, como o Parque Verde, o Jardim do Amor, a Mata Nacional do Vimeiro, a Lagoa de Pataias, o Parque de Lazer Nascentes das Loureiras, ou o Parque Natural das Serras D’Aire e Candeeiros.

Uma zona litoral composta por nove magníficas praias para todos os gostos como Água de Madeiros, Pedra do Ouro, Polvoeira, Vale Furado, Légua e Falca e também praias galardoadas com a “Bandeira Azul” e a certificação “Praia Acessível para Todos”: Paredes da Vitória e a baía natural de São Martinho do Porto, outra enorme atração turística.

Alcobaça é, assim, marcada por um misto paisagens agrícolas, mato e floresta, entre a Serra e o Oceano, onde os rios Alcoa e Baça se unem, sendo um concelho que valoriza o bem-estar e a qualidade de vida das suas gentes, onde a história, paisagem, cultura, património e o amor formam a sua imagem de marca.

    Fonte: GRPP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.