Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Com recolha do plástico para reutilização nas máquinas construídas para o efeito

Câmara Municipal de Porto de Mós apresenta projeto educativo “Brigada dos Plásticos”

Logótipo da campanha portuguesa

A “Brigada dos Plásticos” é um projeto que advém da ação internacional de sustentabilidade chamada “Precious Plastic”. Este novo conceito resulta do debate acerca do problema do excesso de plástico. Espera-se que a solução no futuro passe pela substituição deste material por outros com menos malefícios para o planeta mas, até lá, cabe-nos contribuir para a sua reutilização. O “Precious Plastic” é um projeto open-source que consiste no desenvolvimento de máquinas capazes de produzir matéria-prima a partir de plástico descartado de modo a obter novas aplicações.

Este projeto tem como princípio o envolvimento ativo da comunidade, nomeadamente através da recolha do plástico para reutilização nas máquinas construídas para o efeito.

A partilha entre os criadores e a comunidade permite a introdução de práticas mais ecológicas e igualmente o desenvolvimento de produto de um modo sustentável e controlado.

A “Brigada dos Plásticos” surge aliada ao propósito do “Precious Plastic”, mas neste caso foca-se sobretudo no envolvimento de crianças com o projeto para que, deste modo, possamos estar a influenciar gerações futuras para práticas ambientalmente mais sustentáveis. Nesta fase irá ser desenvolvido em Projeto piloto para todas as Escolas do 1º ciclo do Concelho, através do FABLAB municipal, sendo estendido a todos os alunos em idade escolar a partir do próximo ano letivo.

A Câmara Municipal de Porto de Mós irá apresentar o Projeto Educativo “Brigada dos Plásticos” no dia 17 de maio, pelas 15h30, no Cineteatro de Porto de Mós.

Serão cumpridas todas as normas da DGS, nomeadamente do que diz respeito ao distanciamento físico, número limitado de convidados e uso obrigatório de máscara.

    Fonte: PA|GC|CMPM

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.