Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Depois de ter sido desmontado na década de 60

Pórtico da antiga igreja da Benedita apresentado à comunidade depois de recuperado

Antigo Pórtico da Benedita junto à Igreja nova

Domingo, dia 16 de maio, foi apresentado à comunidade o Pórtico da Benedita, colocado no adro da Igreja Paroquial da freguesia e que recupera 14 peças do pórtico de entrada da antiga Igreja Velha, que foram recolhidas e guardadas. A obra é do escultor alcobacense Thierry Ferreira e contou com apoio financeiro da Câmara Municipal de Alcobaça concedido à Paróquia da Benedita.

O pórtico da Benedita foi desmontado na década de 60 e integrava a igreja paroquial antiga, que passou a ser designada Igreja velha quando, em 1955, surgiu a atual. De estilo gótico, semelhante ao pórtico do Mosteiro de Alcobaça, o Pórtico da Benedita é uma referência incontornável de muitas gerações de fregueses que agora podem revisita-lo junto à atual igreja.

“É um símbolo desta comunidade e do seu rico património que procurámos preservar. A história da Benedita está muito ligada à iconografia da Igreja, tendo este pórtico feito parte da heráldica da Junta de Freguesia. É com grande satisfação que pudemos assistir à conclusão de mais um trabalho de preservação do património cultural e histórico do concelho de Alcobaça, de resto um dos nossos eixos fundamentais de atuação, ao longo dos últimos anos”, frisa o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.

   Fonte: GRPP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.