Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Bombarral

Painéis de azulejo da Quinta de Santo António estão em exposição no Mercado Municipal

Inauguração da mostra dos painéis de azulejo da Quinta de Santo António

O Município do Bombarral assinalou esta terça-feira, dia 18 de maio de 2021, o Dia Internacional dos Museus com a abertura da mostra dos painéis de azulejo da Quinta de Santo António, que vão estar em exposição no Mercado Municipal durante os próximos meses.

No seguimento da doação dos painéis por parte da empresa Oitante, SA, a autarquia, com o intuito de evitar que os mesmos se pudessem vir a deteriorar cada vez mais com o passar do tempo, optou pela sua remoção, promovendo uma intervenção de conservação e restauro para que pudessem voltar a ser admirados pelo público.

O momento da abertura da exposição contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Fernandes, que aproveitou a ocasião para felicitar os especialistas que procederam à recuperação dos azulejos pelo brilhante trabalho realizado e para agradecer à Oitante, SA a doação deste importante património histórico.

Como frisou o autarca, o setor da cerâmica era um dos principais exemplos da dinâmica existente no concelho do Bombarral nas décadas de 20 a 70 do século passado, sendo uma das empresas de referência a Cerâmica Bombarralense, Lda, onde foram executados os painéis agora em exposição.

A abertura da mostra contou ainda com a presença do representante da Oitante, SA, Eng. João Cabrita, que se mostrou muito satisfeito com o resultado final do trabalho desenvolvido pelos técnicos, Verónica Ribeiro e Nelson Fonseca, que também estiveram presentes, explicando as várias etapas do processo de recuperação dos azulejos.

O evento, que assinala a recuperação de um dos ícones da história da cerâmica no concelho do Bombarral, contou também com a presença de vários elementos do executivo da Câmara Municipal, bem como da Assembleia Municipal.

     Fonte: PC|GAPOM|SCRPI|CMB

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.