Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Investimento de 790 mil euros

Obras no Largo de São Pedro arrancam para facilitar o acesso ao Castelo de Leiria

Largo de São Pedo

Tiveram início na última semana de maio os trabalhos de requalificação do Largo de São Pedro, junto ao Castelo, uma obra incluída no conjunto de intervenções previstas para toda aquela zona patrimonial.

Num investimento de 790 mil euros, financiado por fundos comunitários, a empreitada tem como objetivos facilitar o acesso ao Largo e ao Castelo, devolver uma imagem mais próxima do que se pensa ter sido a original e criar melhores condições para a permanência no espaço.

Os trabalhos preveem a uniformização dos pavimentos, com valorização das zonas mais nobres, a instalação de mobiliário urbano e de nova iluminação, bem como a redefinição do acesso ao edifício onde se encontra a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a colocação de mais arborização.

Com um prazo de execução de 540 dias, ou seja, fim previsto para setembro de 2022, toda a empreitada terá acompanhamento arqueológico, com a realização de sondagens e de pequenas intervenções, com vista à minimização do impacto da obra sobre o património, garantindo a sua preservação e salvaguarda.

O acesso pedonal aos serviços e residências existentes na zona está assegurado durante toda a duração da empreitada e os condicionalismos de trânsito poderão variar consoante o decorrer dos trabalhos e os eventos que terão o Castelo como palco, estando já previsto um corte entre os dias 14 e 24 de junho a partir do túnel da Torre Sineira, para execução das infraestruturas subterrâneas.

Para já, a circulação pedonal será feita em circuito devidamente sinalizado e delimitado, estando o trânsito automóvel proibido de parar ou estacionar, com exceção para os condutores de mobilidade reduzida, para quem permanecerão os dois lugares de estacionamento.

Como alternativa de acesso ao Largo, moradores e funcionários poderão deixar as viaturas na Avenida 25 de abril ou no parque do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, podendo utilizar o elevador do lado norte, que estará em funcionamento entre as 8:00 e as 21:00 durante o período de execução da obra.

Para as viaturas afetas à PSP, o trajeto a tomar até ao parque privado do edifício é feito pela Rua Christiano Cruz.

    Fonte: GRPG|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.