Edição: 247

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/6/16

João Aidos, antigo diretor-geral das Artes, é o primeiro diretor artístico

Teatro Municipal de Ourém inaugurado com promessa de programação de qualidade

Ministra da Cultura esteve entre os convidados na inauguração do Teatro Municipal de Ourém

O Teatro Municipal de Ourém foi inaugurado esta quarta-feira, dia 2 de junho, pelo presidente da Câmara, Luís Miguel Albuquerque, na presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Descerrada a placa, os convidados desta cerimónia solene tomaram lugar na plateia da Sala Principal do TMO, a partir de onde tiveram a oportunidade de desfrutar do dom de um dos maiores autores e intérpretes da música portuguesa, António Zambujo.

Ainda antes do espetáculo musical, subiram ao palco o presidente da Câmara Municipal e a ministra da Cultura, discursando sobre a importância histórica deste equipamento e seu contributo para o desenvolvimento da comunidade.

“A inauguração do Teatro Municipal de Ourém marca também o início de uma nova era, na qual cultura e educação caminharão de mãos dadas, em prol do desenvolvimento das nossas crianças, dos nossos jovens e do próprio território”, sublinhou Luís Miguel Albuquerque, durante a sua intervenção (disponível na íntegra, aqui), enquanto Graça Fonseca destacou a imponência do espaço, enaltecendo as boas condições bem patentes em todo o edifício e elogiando o trabalho realizado pelo Município de Ourém em todo este processo.

António Zambujo fez-se acompanhar pelo pianista e compositor Luís Figueiredo e pela Ourearte Orquestra

Quanto ao espetáculo de António Zambujo, foi o primeiro de dois agendados no âmbito desta inauguração. O segundo decorreu esta quinta-feira, dia 3, com lotação esgotada, enquanto este primeiro concerto foi exclusivo às entidades e personalidades convidadas. O músico fez-se acompanhar pelo pianista e compositor Luís Figueiredo e pela Ourearte Orquestra, dirigida pelo Maestro Tiago Alves e  maioritariamente composta por antigos e atuais alunos desta instituição oureense dedicada ao ensino das artes e da música.

Neste contexto, marcaram presença, além do presidente da Câmara Municipal e da Ministra da Cultura, o diretor-geral das Artes, Américo Rodrigues, a presidente da CCDR do Centro, Isabel Damasceno, o deputado e presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, o deputado António Gameiro, os vereadores da Câmara Municipal de Ourém, os presidentes de juntas e uniões de freguesias do Concelho de Ourém, os deputados da Assembleia Municipal de Ourém, bem como presidentes e autarcas de outros municípios, entre outros convidados.

Pretendendo oferecer uma programação de qualidade a todos os oureenses, a agenda do Teatro Municipal de Ourém prosseguirá nas próximas semanas, com espetáculos de dança, música, teatro, entre outros, entre os quais se destacam concertos de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar e The Gift. João Aidos, antigo diretor-geral das Artes é o primeiro diretor artístico do TMO e o grande responsável pela qualidade da programação.

    Fonte: GC|CMO

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.