Investimento global de 200 mil euros
Futuro Parque Ambiental de Aveiras de Baixo inaugurado no Dia Mundial do Ambiente
2021-06-05 21:22:59
Este sábado, dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, foi inaugurada a obra de Valorização do Ribeiro de Aveiras, em Aveiras de Baixo. A intervenção, recentemente concluída, teve início em outubro de 2020 e é cofinanciada pelo Fundo Ambiental.
O ribeiro atravessa os terrenos dos antigos viveiros do ICNF, em Aveiras de Baixo, onde a autarquia visa criar o futuro Parque Biológico e Ambiental de Azambuja. Na empreitada foram utilizadas várias técnicas de engenharia natural, fazendo um controlo das espécies invasoras. Assim, foi executado o corte da vegetação invasora – como as canas, e foi reforçada a plantação de espécies autóctones (nativas) do ecossistema desta região. Numa última fase, foram efetuadas a modelação das margens da ribeira, a criação de um anfiteatro e a concretização do caminho ao longo da ribeira no Parque Ambiental. Com todo este projeto, Azambuja terá, também, o primeiro Laboratório de Rio funcional na zona sul do país, onde poderá ser observada a intervenção realizada e as diversas técnicas utilizadas.
De referir que esta obra representa um investimento global de 200 mil euros, dos quais a Câmara Municipal conseguiu um financiamento de 170 mil euros, no âmbito da candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental enquadrada no objetivo “Adaptar o território às alterações climáticas – concretizar o P3AC”. A concretização desta “Valorização e Adaptação do Ribeiro de Aveiras às Alterações Climáticas” tornou toda a área envolvente à intervenção mais resiliente e preparada para os riscos associados a fenómenos de cheias e de inundações, bem como recuperou o corredor ribeirinho ao longo da linha de água, fomentando a criação de refúgios e corredores ecológicos para espécies vulneráveis.
No currículo desta obra do Município de Azambuja, constam a empresa Floponor, ligada às áreas do ambiente e da floresta, que executou a empreitada, e também a empresa Engenho e Rio, que é responsável pela elaboração do projeto e especializada em reabilitação fluvial com recurso a “engenharia natural”.
Fonte: DCI|CMA
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.