Edição: 249

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/8/2

Através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Coruche

GNR resgata cinco cães sujeitos a maus-tratos em Benavente

Resgate dos canídeos

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Coruche, no dia 7 de junho, resgatou cinco cães que foram sujeitos a maus-tratos, no concelho de Benavente.

No seguimento de uma ação de fiscalização direcionada para as condições sanitárias e licenciamento de detenção de animais de companhia, tendo por base várias denúncias, os militares da Guarda detetaram cinco canídeos, nitidamente mal nutridos, com falta de cuidados veterinários, e sem condições de higiene e sanitárias. Dos cinco animais, apenas um possuía identificação eletrónica, tendo todos sido recolhidos e encaminhados para as instalações do Canil Municipal de Benavente.

No decorrer da ação foram identificados dois homens de 25 e 31 anos por maus-tratos a animais de companhia, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Benavente.

Foram ainda elaborados 28 autos de contraordenação relacionados com a falta de licença de detenção, identificação eletrónica e vacinação antirrábica. A ação contou com o reforço do Destacamento Territorial de Coruche e dos Veterinários Municipais de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

    Fonte: CTS|GNR

 

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.