Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Com o apoio do “Nós, Cidadãos”

Rui Alexandre apresenta candidatura independente à Câmara Municipal de Alcobaça

João Neto, Cândido Ferreira, Rui Alexandre e Joaquim Rocha Afonso

Rui Alexandre, ex-presidente da Comissão Política Concelhia de Alcobaça do PS, apresentou no dia 10 de junho, na confluência dos rios Alcoa e Baça, em Alcobaça, a sua candidatura independente à Câmara Municipal de Alcobaça. Ao seu lado estiveram o seu mandatário Cândido Ferreira, médico, ex-presidente da Distrital de Leiria do PS e ex-candidato à Presidência da República, João Neto, arquiteto, ex-vereador da Câmara Municipal de Porto de Mós e diretor de campanha da candidatura, e Joaquim Rocha Afonso, presidente do “Nós, Cidadãos”, partido que patrocina politicamente a candidatura.

Numa curta comunicação à comunicação social, Rui Alexandre sublinhou que “os votos desta candidatura não têm cor, este é um movimento que tem em primeiro lugar a paixão por Alcobaça e é esse amor pela terra que queremos transmitir à população.”

Segundo o candidato, “o aparecimento desta nossa Candidatura Independente “Cidadãos por Alcobaça” é o resultado do desalento com o que se tem passado ao nível político no nosso Concelho, somos um grupo de cidadãos que não se identificam com o rumo que o Concelho tem tido nos últimos anos. Por isso, proponho-me  liderar uma equipa que se rege por princípios éticos e de transparência, e pela ação em prol do bem comum. Uma equipa orientada por valores Humanistas e Culturais.”

Para Rui Alexandre, “está implícito neste nosso empenho e determinação a forte convicção de que o movimento “Cidadãos por Alcobaça” é a única alternativa credível que nos levará à mudança de rumo do nosso concelho. Um concelho que se mantém dormente, e com fortes sinais de ausência de força anímica local. No meu entender, esta realidade resulta das más opções políticas que se arrastam há muito. A verdade é que o PSD e este PS não tem  projeto sustentado e estruturante para o concelho de Alcobaça e não vislumbramos nenhuma outra candidatura que o tenha.”

A candidatura do “Cidadãos por Alcobaça” à Câmara de Alcobaça é assim “uma proposta com um projeto forte, exequível, responsável, competente, integrado e sustentável, focada nos anseios do quotidiano das pessoas e  que permita reposicionar Alcobaça no roteiro da dignidade e do crescimento sustentável.”

Rui Alexandre recordou que Alcobaça é a “Terra de Paixão, onde temos uma das maiores histórias mundiais ligados ao amor – o amor de Pedro e Inês – e, por isso, escolhemos o Jardim do amor para transmitir esse amor a toda a população de Alcobaça. O deputado municipal conta com “o apoio de todos para que o Município de Alcobaça chegue ao nível dos concelhos vizinhos, nomeadamente, Caldas da Rainha, Leiria e Marinha Grande.”

Por sua vez, o presidente do “Nós, Cidadãos” começou por recordar que “deste o início da nacionalidade que Alcobaça tem estado sempre à frente nos momentos de mudança do País, primeiro lutando contra os mouros, impondo o território unificado de Portugal e, mais recentemente, no arranque da candidatura do general Humberto Delgado à Presidência da República”, estando agora presente no lançamento da primeira candidatura apresentada pelo “Nós Cidadãos”.

Joaquim Rocha Afonso explicou que o partido reúne movimentos de cidadania de todo o País, transversais a todo o espetro político, tendo como vice-presidentes os dois maiores movimentos de cidadania, o Mais Movimento de Cidadania Independente e Democracia XXI. A matriz do partido tem sido “o apoio à sociedade civil e à independência relativo aos partidos do costume e o potenciar e agregar todos estas pessoas e movimentos que não se revêm neste sistema bacoco que está a destruir o País. O lema e o mote desta e de todas as candidaturas a nível nacional é a revolução da cidadania.”

Investigador e militar de carreira aposentado, o presidente do “Nós, Cidadãos”  sublinhou que “os militares do 25 de Abril fizeram uma revolução que devolveu esperança num futuro melhor, esperança num regime democrático e essa esperança está-se a perder. O povo já não acredita que com este PS e este PSD nós consigamos ter uma vida melhor e garantir o futuro aos nossos filhos, melhor do que a vida que nós temos. Esta é a ambição mais simples que qualquer família pode ter.”

Por fim, Cândido Ferreira recordou que acompanha Rui Alexandre deste o início da sua carreira política, como militantes do PS, conhecendo muito bem Alcobaça, não apenas por ter passado muitos dias de visita ao concelho ao longo da sua vida, mas também por ter convivido, como médico, com centenas de doentes alcobacenses ao longo de 40 anos.

O mandatário da candidatura deixou um apelo: “Tal como o Alcoa e o Baça se juntam neste local, como Pedro e Inês aqui se juntaram, é fundamental que os homens e mulheres de Alcobaça a partir de agora também se juntem em torno desta candidatura porque, no Juízo Final, este homem, se for eleito, vai ser certamente muito bem julgado.”

Rui Alexandre garantiu que o movimento “Cidadãos por Alcobaça” vai tentar apresentar candidaturas em todas as Juntas de Freguesia, e em tempo oportuno irá divulgar as listas para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia. O candidato justificou a escolha de João Neto para diretor de campanha por já ter organizado 7 campanhas políticas no distrito de Leiria, todas vencedoras e garante ter o apoio de duas dezenas de militantes do PS de Alcobaça.

As razões do apoio do “Nós, Cidadãos!” 

Rui Alexandre junto à confluência dos rios Alcoa e Baça

O Nós, Cidadãos! comunica que o Dr. Rui Alexandre, especialista em recursos humanos e dirigente associativo, residente em Alcobaça, será candidato à Câmara Municipal de Alcobaça pelo Nós, Cidadãos! nas próximas Eleições Autárquicas.

O candidato ao executivo de Alcobaça pelo Nós Cidadãos, Rui Alexandre, é um rosto conhecido no concelho pela sua participação política e cívica, desde há vários anos a esta parte. Com um vasto percurso profissional na gestão de recursos humanos, Rui Alexandre possui formação específica na matéria e em língua alemã.

Ao nível do associativismo e das causas da sociedade civil, tem vasta experiência como dirigente associativo, com créditos reconhecidos não só ao nível concelhio como também distrital e nacional. É fundador do movimento “Cidadãos por Alcobaça” que se tornou público em 2017 e que pretende construir uma alternativa política e social ao nível local, movimento esse que será amplamente potenciado com esta candidatura.

Rui Alexandre é candidato à câmara de Alcobaça com o propósito de dar voz aos descontentes e desprotegidos, num concelho onde a igualdade de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida dos seus residentes têm sido sistematicamente esquecidos.

Fundado em 2015 a partir de movimentos cívicos, o Nós, Cidadãos! é o partido que apoiou nas eleições autárquicas de 2017 o maior número de grupos de cidadãos em várias regiões do país. Ao participar em 13 concelhos, obteve 12 495 votos, tendo elegido 1 presidente de Câmara, 4 vereadores, 15 deputados em Assembleias Municipais e 42 presidentes e vogais de Junta de Freguesia. Nas eleições Legislativas de 2019, o NC representou a sociedade civil e os movimentos de cidadãos em quase todos os círculos eleitorais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Daniel Carvalho

Força DR. Rui Alexandre, desejo as maiores venturas e sucessos políticos. Um grande abraço.