Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Programa “Comer Bem é Ser Fixe” destinou-se a alunos do 1º ciclo

Município de Alcobaça publica ebook sobre alimentação saudável com receitas familiares recolhidas por alunos

Autarquia quer promover hábitos de alimentação saudáveis com base em produtos endógenos do concelho

Durante o mês de junho, a Câmara Municipal de Alcobaça entregou a 5 turmas do 4º ano do 1º ciclo os diplomas de participação no programa “Comer Bem é Ser Fixe”, uma iniciativa de promoção de hábitos de alimentação saudáveis. O projeto pretende promover junto dos alunos, encarregados de educação, professores e pessoal não docente um comportamento positivo relativo à alimentação, com um forte incentivo à adoção de bons hábitos alimentares e um estilo de vida saudável.

São variados os temas que são abordados:
· A origem dos alimentos;
· Conhecimento dos alimentos;
· As bases de uma alimentação saudável e sustentável – evitando o desperdício;
· A alimentação numa vertente cultural (conhecimento de produtos regionais);
· Criação de receitas saudáveis – as quais poderão integrar as ementas das refeições escolares. A entrega dos diplomas também serviu para a apresentação do e-book do programa que inclui receitas saudáveis concebidas pelos alunos – consulte o documento AQUI.

“Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Alcobaça coloca em plano de destaque, junto desta faixa etária, diversas questões da área do nutricionismo que estão na ordem do dia. A promoção de hábitos de alimentação saudáveis é feita com base em produtos endógenos do concelho, construindo as bases para uma maior consciencialização do enorme potencial gastronómico do nosso território. A nossa política de educação alimentar e nutricional é também um dos fundamentos da candidatura de Alcobaça à Rede das Cidades Criativas da UNESCO, na área da Gastronomia, que estamos a desenvolver”, explica a vereadora da Educação, Inês Silva.

    Fonte: GRPP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.