Edição: 250

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/9/22

Distinção atribuída na cerimónia solene do Dia do Município de Ourém

Centros Hospitalares de Leiria e Médio Tejo recebem medalha de mérito municipal de Ourém pela dedicação na pandemia

João Moura, Luís Miguel Albuquerque e Licínio de Carvalho

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) foi homenageado com a medalha de mérito municipal, setor da Saúde, pela Câmara Municipal de Ourém, pelo seu contributo para o desenvolvimento social e saúde daquele concelho, nomeadamente pela disponibilidade, empenho, competência e dedicação com que têm sido prestados os cuidados de saúde aos munícipes, de forma especial durante a pandemia por Covid-19. Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, subiu ao palco do Teatro Municipal de Ourém para receber a distinção em nome da instituição, na sessão solene do Dia do Município de Ourém, realizada no dia 20 de junho.

«Gostava muito de agradecer em nome do Centro Hospitalar de Leiria este reconhecimento feito pelo Município de Ourém, que hoje celebra 30 anos de elevação a cidade e é o seu dia municipal – estão todos de parabéns», enfatizou Licínio de Carvalho.

«Esta distinção destina-se naturalmente aos 2.300 colaboradores do CHL, que nos últimos meses, no último ano, tiveram um desafio enorme e que estiveram sempre na linha da frente, sempre a lutar contra aquilo que não se sabe ao certo o que é, mas sempre com dedicação e com empenho, que realmente lhe é devido e que é apanágio dos profissionais de saúde. Este é um reconhecimento público de todo o trabalho que tem sido realizado, sobretudo no âmbito da pandemia, e que muito nos orgulha!», acrescentou.

Licínio de Carvalho salientou ainda que «o Município de Ourém pode sempre contar com o Centro Hospitalar de Leiria, quer na prestação de cuidados de saúde, quer na ligação consolidada que mantém, que ultrapassa o nível meramente institucional. O Conselho de Administração do CHL continuará a contar com a colaboração e amizade dos órgãos autárquicos deste município, na sua missão de Cuidar.»

Luís Pisco, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, proferiu a oração de sapiência dedicada à área da saúde e destacou os homenageados nessa categoria. «Trata-se de um reconhecimento público, e não apenas de um reconhecimento interpares, e ainda é mais valorizado dada a profícua colaboração entre a saúde e o poder local. Desde a primeira hora dedicamos toda a nossa energia e saber à contenção desta pandemia. A humildade, dedicação e esforço inabaláveis na gestão da doença, com o inerente risco que isso representa, têm em sido demonstrados pelos profissionais de saúde, quer durante as sucessivas vagas, quer durante os períodos de recuperação do movimento assistencial. Muito obrigada a todos pelo profissionalismo e por nunca desistirem.»

O presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, também sublinhou o reconhecimento público feito pelo Município ao setor da Saúde. «Uma homenagem justíssima aos profissionais de saúde que estiveram na primeira linha nesta guerra, neste combate, que está ainda a ser a pandemia, e que nós estamos de forma muito gloriosa a conseguir vencer.»

Luís Miguel Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, encerrou a sessão solene, e destacou os homenageados da Saúde. «Saudemos, pois, a liberdade de recuperarmos desde então [início da pandemia], graças ao esforço conjunto de toda a população, mas também ao trabalho de milhares de profissionais de saúde, verdadeiramente incansáveis no socorro a milhões de portugueses, é também a eles, às instituições que servem e a quem superiormente as dirige que rendemos homenagem neste dia do Município. A propósito de cuidados de saúde e de pandemia, é de elementar justiça vincar o nosso mais profundo agradecimento a todos os profissionais de saúde, colaboradores e voluntários que têm contribuído para o sucesso em que resulta o processo de vacinação no concelho de Ourém.»

No setor da Saúde, receberam também medalhas de mérito municipal o Centro Hospitalar do Médio Tejo, o Agrupamento dos Centros de Saúde do Médio Tejo, e Ana San-Bento e José Nunes Martins, como delegados de saúde do concelho de Ourém. Na sessão solene do Dia do Município de Ourém foram atribuídas medalhas de mérito municipal nas áreas de Serviço Público, Social e Saúde, Empresarial, e a medalha de bons serviços pelos 25 anos de trabalho ao serviço do município. Cláudia Pereira, secretária de Estado para a Integração e as Migrações, presidiu também à cerimónia, no âmbito da celebração de um protocolo com o Município de Ourém para a implementação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes.

     Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.