Edição: 248

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/7/29

Secretária de Estado do Turismo garante apoio do Governo ao setor

IX Workshop Internacional de Turismo Religioso: Certificado Verde digital covid-19 pode ser a luz ao fundo do túnel

Rita Marques

No encerramento da manhã da sessão de abertura do IX Workshop Internacional de Turismo Religioso (IWRT), a decorrer em Fátima esta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de junho, em formato digital, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, começou por recordar a edição do ano transato, quando se davam “os primeiros passos da pandemia em Portugal”, uma época que marcou “um capítulo penoso” para o País. Ainda assim disse, “o sector do turismo religioso aprendeu muito e sairá disto tudo ainda mais forte”, justificando que a “pandemia veio aguçar a vontade de uma viagem espiritual”.

A secretária de Estado reiterou “o quanto comprometidos estamos a nível da política pública, a nível da Secretaria de Estado do Turismo, em continuar a trabalhar com o sector das viagens e turismo”. A este propósito, a responsável recordou o lançamento recente do programa “Reativar Turismo | Construir o futuro” e o Plano Turismo + Sustentável 20- 23″, “ambos completamente em linha com a nossa estratégica de turismo desenhada em 2016/17”.

Na sessão de abertura começou por tomar da palavra o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, que deixou uma mensagem de confiança e de esperança aos participantes do evento, isto porque a própria iniciativa do IWRT “manifesta esperança e assinala a vontade de superar a situação que vivemos e que tão fortemente condicionou toda a atividade turística, em geral, e o turismo religioso em particular”.

O sacerdote assegurou ainda que “Fátima está preparada para acolher os visitantes”, que “Santuário de Fátima preparou os seus espaços para garantir segurança sanitária quer aos visitantes, quer aos colaboradores, funcionários e voluntários, e o mesmo fez a hotelaria, a restauração e o comércio”.

Pedro Machado, presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro Portugal; Jorge Brandão, vogal executivo do Centro 2020; Anabela Freitas, presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, e os presidentes dos municípios da Guarda e de Ourém, nomeadamente Carlos Monteiro e Luís Albuquerque, que tal como o Santuário de Fátima são parceiros na organização do evento, mostraram-se conscientes das dificuldades que vive o sector, mas quiseram deixar também mensagens de ânimo, e de reconhecimento pela resiliência dos empresários.

Luís Albuquerque referiu também a importância do próprio IWRT “como uma ferramenta absolutamente determinante para a promoção de Fátima, do município de Ourém, da nossa região e do próprio país, ajudando a projetar a nossa imagem a nível internacional”.

ACISO deixa apelo “Está na hora de agir!”

Nas suas palavras de saudação aos participantes, a presidente da ACISO – Associação Empresarial de Ourém-Fátima reconheceu que a decisão de excecionalmente realizar a edição deste ano em formato digital (online) “foi uma decisão difícil, mas foi a única que se tornou viável”, o que permitiu “uma nova abordagem desafiante”, a nível de contactos e pelas especificidades técnicas, nomeadamente, de modo especial, com as reuniões comerciais entre parceiros de 34 diferentes países em contacto B2B online.

“Este evento, promovido desde 2012, tem sido, sempre, um projeto de parceria”, por isso, Purificação Reis agradeceu a todas as entidades parceiras e garantiu que a ACISO está apostada “em continuar a promoção internacional de Portugal enquanto destino privilegiado de Turismo Religioso e em fortalecer a importância do Turismo Religioso no contexto de setor turístico mundial”.

Por isso, Purificação Reis deixou um apelo: “Hoje, mais do que nunca, é fundamental a congregação de esforços, união de todos nesse desígnio”. “Está na hora de agir!”, disse.

Certificado Verde abre novas perspetivas

Em declarações à imprensa, Purificação Reis, presidente da ACISO mostrou-se otimista com o Certificado Verde digital covid-19, anunciado pelas entidades competentes em fase de finalização, pelosefeitos para a atualidade e para o futuro”, “já nos permita receber mais turistas, porque o interesse, a motivação em viajar existe, porque a questão que se tem colocado aqui tem sido a da falta de confiança”.

Reconheceu, contudo, que alguns mercados “levarão mais algum tempo a recuperar, como o Brasil, mas sabemos que assim que alguns países comecem a mexer, temos boas expetativas e de as coisas começarem a funcionar de forma mais estável”.

O IWRT decorre com transmissão em http://www.iwrt.pt.

Conforme o programa que pode ser consultado no website oficial, a tarde está reservada para o seminário sobre “Impactes e desafios da Covid-19 nos fluxos de peregrinação e turismo religioso”, e para três painéis temáticos, intitulados “Rumo a um nós cada vez maior. Chamados a sonhar juntos”, “Shrines of Europe – rede de cooperação entre sete cidades que acolhem os mais importantes santuários marianos da Europa” e “Viajar al futuro”.  

Contactos de negócio

3.404 reuniões business-to-business agendadas

A vertente comercial e de contactos do IWRT decorre também pela primeira vez online, durante esta tarde e amanhã, dia 25. É destinada a encontros one-to-one (online) entre profissionais do sector. Até este momento estão pré-agendadas 3.404 reuniões B2B, entre 107 hosted buyers, 78 suppliers, de 34 países, incluindo Portugal.

Para uma melhor perceção listam-se as inscrições na vertente business até ao momento:

O IX IWRT conta ainda com a presença de 16 expositores institucionais que se farão representar também online no site oficial do evento: www.iwrt.pt

TODO O PROGRAMA do IWRT:

https://www.iwrt.pt/files/5509_pt_programa_conferencia_60cb6ab152621.pdf

IX Workshop Internacional de Turismo

A ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, em parceria com os Municípios de Ourém e da Guarda e o Santuário de Fátima, com o apoio, entre outras entidades, do Turismo de Portugal, do Turismo do Centro de Portugal e do Programa Operacional Regional do Centro, organizam o IX Workshop Internacional de Turismo Religioso.

   Fonte: LRS|AC

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.