Edição: 248

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/7/29

EB do Ramalhal, em Torres Vedras ficou em segundo lugar

EB1 do Juncal vence desafio Escola Missão Continente

Cartaz

A Escola Básica do Juncal, em Porto de Mós, foi a grande vencedora do 2.º desafio anual do Programa Escola Missão Continente, com um prémio de 1.250€ em material lúdico-pedagógico e/ou desportivo. Já a EB do Ramalhal, em Torres Vedras, e a EB1/PE do Estreito da Calheta, no Funchal, foram as escolas que ficaram em 2.º e 3.º lugar, respetivamente.

Uma visita virtual ao supermercado (disponibilizada a todas as turmas) foi o mote para o enunciado lançado às escolas participantes: como tornar a ida ao supermercado um comportamento mais sustentável? Neste 2º. desafio, os mais novos foram convidados a tornarem-se “professores da sustentabilidade” e explorar a organização do supermercado, escolhas saudáveis e sustentáveis, e a partilhar o seu conhecimento com as respetivas comunidades escolares e famílias.

Os alunos da Escola Básica do Juncal desenvolveram uma história em formato de vídeo, em que a personagem “Junquinho” ensinou a mãe a fazer compras mais sustentáveis, dando-lhe dicas e conselhos.  As vozes off das personagens foram realizadas pelos alunos, assim como os diversos cenários, o que reflete o envolvimento das crianças ao longo de todo o processo de construção.

Com a preocupação de passar as mensagens aos encarregados de educação, os alunos criaram também um jogo de cartas através do qual aprenderam sobre os vários temas abordados.

Foram ainda desenvolvidas outras atividades, com foco na educação alimentar, com a construção de sacos de pano para as compras, a criação de uma bandeira de Portugal com rolhas de cortiça para promover a compra de produtos nacionais, entre outras.

Todos os trabalhos foram sujeitos a uma avaliação por parte do júri – um representante da Escola Missão Continente, da consultora Sair da Casca e da Direção Geral da Educação -, em função dos conteúdos, envolvimento das crianças, originalidade, criatividade e multidisciplinaridade. É também avaliada a passagem de conhecimento aos encarregados de educação, privilegiando o forte envolvimento dos alunos no desenvolvimento dos trabalhos.

Nesta 5.ª edição da Escola Missão Continente estão inscritas 437 escolas de todo o país e mais de 40.000 alunos estão a participar em todas as atividades do programa, que foi adaptado ao contexto de pandemia em que vivemos.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.