Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Projeto de Resolução do Bloco de Esquerda

Parlamento recomenda a requalificação integral da Linha do Oeste, de Meleças até ao Louriçal

Estação de Caldas da Rainha

O Parlamento aprovou, no dia 2 de julho, um Projeto de Resolução do Bloco de Esquerda que recomenda ao Governo a requalificação integral da Linha do Oeste, de Meleças até ao Louriçal, e um conjunto de medidas concretas que podem ser consultadas aqui para que esta linha possa responder às necessidades da população e ser competitiva com as alternativas rodoviárias. Só assim fará sentido e só assim será um verdadeiro contributo para redução de emissões e resposta às alterações climáticas. Todos os grupos parlamentares votaram favoravelmente, com a exceção do CDS e da IL, que se abstiveram.

Trata-se de uma responsabilidade do Governo, mas cabe também aos municípios criar condições para que existam interfaces funcionais e uma rede de transportes coletivos municipais capazes de interligar os territórios à linha em cada concelho. O Bloco de Esquerda garante que vai continuar a bater-se por essa medida nas próximas eleições como no seu mandato em cada concelho. Neste sentido, apresentou recentemente moções que foram aprovadas em várias Assembleias Municipais, como é o caso de Leiria, Caldas da Rainha, Peniche, Marinha Grande, Óbidos e Nazaré. Foi chumbada na Assembleia de Pombal.

Estão em curso os trabalhos de requalificação da primeira fase, no troço que liga a linha de Sintra a Torres Vedras e o Governo já fez o concurso público para a segunda fase, de Torres Vedras até Caldas da Rainha, mas ainda não se conhecem quaisquer resultados. A obra tem de decorrer até 2023 ou perdem-se os montantes orçamentados para o efeito.

Com vista a conhecer o ponto de situação sobre a requalificação da Linha do Oeste, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda solicitou reuniões com as empresas públicas Comboios de Portugal – responsável pela aquisição de novos comboios – e a Infraestruturas de Portugal, responsável pela requalificação da linha e retificação de traçados, aguardando agora resposta das administrações.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.