Edição: 248

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/7/29

Entre a Igreja Paroquial de Fátima e o Santuário de Nossa Senhora da Ortiga

Câmara Municipal de Ourém inaugurou a Ecovia Fátima-Ortiga

Comitiva realizou uma caminhada na Ecovia Fátima-Ortiga

A inauguração da Ecovia Fátima – Ortiga decorreu esta terça-feira, dia 6 de julho. O projeto lançado pelo atual Executivo Municipal de Ourém faz a ligação entre a Igreja Paroquial de Fátima e o Santuário de Nossa Senhora da Ortiga, através de um corredor pedonável e ciclável ambientalmente sustentável. Esta empreitada visa melhorar significativamente as condições de mobilidade e segurança de peões e ciclistas, assim como de automobilistas e motociclistas, e representa um investimento de sensivelmente 714 mil euros, com a comparticipação da American Society of Ephesus (George B. Quatman Foundation) em 150 mil euros.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, dos vereadores Natálio Reis, Isabel Costa, Rui Vital e Cília Seixo, além do presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, do presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva e da presidente da Assembleia de Freguesia de Fátima, Carina João. A bênção da Ecovia Fátima-Ortiga pelo pároco de Fátima, Rui Marto, foi antecedida de uma caminhada ao longo dos cerca de 2,5 quilómetros de extensão do percurso, momento que serviu para assinalar a abertura oficial do trajeto.

Ecopista Fátima – Ortiga

Antes deste momento, o Bispo Emérito de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva, também visitou a obra e felicitou os diferentes intervenientes pela sua idealização. No momento dedicado às intervenções oficiais, o presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva, enalteceu a importância da obra e convidou todos os fatimenses e visitantes a usufruírem desta nova infraestrutura, que privilegia o bem-estar e a atividade física enquanto elementos essenciais para uma vida saudável.

Luís Miguel Albuquerque congratulou-se com a inauguração da Ecovia Fátima-Ortiga, felicitando todos aqueles que contribuíram para o seu planeamento, execução e conclusão. O autarca sublinhou também a necessidade de preservar o percurso que, apesar de ainda estar em curso a colocação de iluminação pública num pequeno troço, reúne todas as condições para acolher todos aqueles que pretendam desfrutar de um passeio onde a natureza e a segurança são uma prioridade.

O presidente informou ainda os presentes da aprovação, na última reunião de Câmara, do estudo prévio que vai sustentar o projeto de requalificação da Avenida Irmã Lúcia de Jesus, permitindo o prolongamento da ecovia até ao Santuário de Fátima. Ainda no âmbito das obras a realizar em Fátima, Luís Miguel Albuquerque anunciou também a aprovação do estudo prévio referente à reabilitação da Avenida Papa João XXIII, empreitada que juntamente com o projeto da Avenida Irmã Lúcia de Jesus vai representar um investimento global na ordem dos 5 milhões e 800 mil euros.

    Fonte: LC|GIC|CMO

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.