Edição: 248

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/7/29

De entre 140 iguarias

7 Maravilhas de Portugal selecionou 15 finalistas da região no concurso “Nova Gastronomia”

Apresentação das 7 Maravilhas de Portugal – Nova Gastronomia

A Organização das 7 Maravilhas de Portugal reforça junto dos portugueses a importância de se experimentar Portugal como o “Melhor País do Mundo para Comer”, quer pelos restaurantes, quer pelas cozinheiras e cozinheiros criativos, quer pela qualidade da nossa produção.

Depois da Organização das 7 Maravilhas de Portugal® ter recebido a sugestão de 1147 candidaturas dedicadas à Nova Gastronomia, o Painel de Especialistas composto por 140 elementos de todos os 18 distritos e 2 regiões autónomas, teve a função de efetuar a primeira seleção dos estabelecimentos, reduzindo a lista para 7 restaurantes e chefes candidatos por distrito e regiões autónomas em cada uma das 7 categorias.

Os candidatos da região pertencem aos concelhos de Abrantes, Alenquer, Almeirim, Batalha, Óbidos, Nazaré, Porto de Mós, Torres Novas e Santarém.

Os candidatos estão organizados a partir de 7 Categorias, que expressam as várias opções de iguarias da Nova Gastronomia, tendo em conta não só a tradição que temos em Portugal, mas colocando igualmente nos pratos da balança, novas opções gastronómicas, que traduzem as escolhas de segmentos da população cada vez mais alargados e onde se afirma uma preocupação cada vez mais notória com a saúde pública e com a sustentabilidade alimentar. Entendendo-se por iguarias a comida requintada e saborosa, por extensão, qualquer comida bem confecionada.

As categorias a concurso são: Petiscos, Vegetariana, Vegana, Peixe e Marisco, Carne, Cozinha Molecular e Doçaria.

“10 Anos depois da emblemática eleição das 7 Maravilhas da Gastronomia onde honrámos a tradição do nosso receituário, Portugal mudou, e fez evoluir a sua Gastronomia baseada na nossa tradição culinária e na riqueza e frescura dos produtos dos nossos territórios,” explicou Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas®.

“Em 2021 vamos eleger uma gastronomia nova, inspirada na tradição, mas baseada nos produtos endógenos de cada região, onde observamos novos conceitos ao nível da apresentação, da utilização dos ingredientes mais saudáveis e promovendo maior sustentabilidade alimentar. Desde sempre que os Portugueses valorizaram o “estar à mesa”. Comer é um ato social único, uma alegria imensa, uma felicidade simples e fácil de obter que, mesmo nos tempos difíceis de hoje, não queremos abdicar.

As nossas cozinheiras e cozinheiros de “mão cheia” alimentaram essa tradição de comer bem em casa, e fizeram-se depois, estrelas dos restaurantes únicos que encontramos por todos os cantos de Portugal, como em mais nenhum outro lugar do mundo.” acrescentou.

As 140 Iguarias Finalistas Regionais serão apresentadas amanhã, 8 de julho, por Sónia Araújo e José Carlos Malato, a partir da Maia, numa emissão da RTP 1, à qual se junta a repórter Rita Belinha e que poderá acompanhar ao longo do dia.

A partir de 12 de julho terão lugar as respetivas eliminatórias regionais num total de 14 programas transmitidos em direto no daytime da RTP, a partir de várias regiões do país, onde serão apurados 7 candidatos por categoria, num total de 49 pré-finalistas.

Também a partir desta data estará à venda, em banca com o Jornal Público e nos Postos de Abastecimento Cepsa, o Guia Oficial das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia® para nos levar à descoberta dos novos sabores de Portugal.

A 1ª edição será sobre as 140 iguarias de 140 chefs, que participam no concurso, com 140 harmonizações de vinho, que vão surpreender e deliciar.

O Conselho Científico é um órgão constituído para apoiar a organização do concurso na elaboração do regulamento, na verificação das candidaturas e nas tomadas de decisão, tendo o objetivo de libertar a Organização de quaisquer tomadas de posição face aos candidatos a concurso, assegurando por isso, a máxima idoneidade, independência e equidistância do processo.

As 7 Maravilhas da Nova Gastronomia® contam com os seguintes 7 membros no Conselho  Científico: AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, ACPP – Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal, APN – Associação Portuguesa de Nutrição, Escolas do Turismo de Portugal, RIPTUR – Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico, Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Ministério da Economia e Transição Digital

Todo o processo de eleição é auditado pela empresa internacional de auditores PwC.

    Sobre as 7 Maravilhas®

Desde 2007 que divulga e comunica os valores positivos de uma Identidade Nacional forte e através desta experiência sabe que as pessoas gostam de participar ativamente nas votações. Querem fazer as suas escolhas através do voto – são causas nacionais reconhecidas, temas que as pessoas amam.

A eleição das 7 Maravilhas® permite a criação de roteiros turísticos que exploram o melhor que um país tem para oferecer, tanto para os turistas nacionais como para os internacionais.

A distinção de ser uma das 7 Maravilhas® é hoje um poderoso ícone de marketing e de comunicação dentro e fora de Portugal.

Há um estudo aos dados da Pordata do impacto Turístico e Económico, que comprova o “Efeito 7 Maravilhas®”.

7 Maravilhas de Portugal® (Património Histórico), em 2007
7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo® (Património Histórico), em 2009
7 Maravilhas Naturais de Portugal®, em 2010
7 Maravilhas da Gastronomia®, em 2011
7 Maravilhas – Praias de Portugal®, em 2012
7 Maravilhas de Portugal – Aldeias®, em 2017
7 Maravilhas à Mesa®, em 2018
7 Maravilhas Doces de Portugal®, em 2019
7 Maravilhas da Cultura Popular®, em 2020

Para aceder ao relatório completo: https://7maravilhas.pt/relatorio-impacto-7maravilhas/


FINALISTAS REGIONAIS 3ª FASE 08.07.2021

 

CATEGORIA PETISCOS

CONCELHO NOME IGUARIA AUTOR ESTABELECIMENTO
Alenquer Torricado de Codorniz João Simões Casta 85
Almeirim Pezinhos de Leitão de Coentrada Alexandre Albergaria Diniz Cisco
Batalha Abadia Ricardo Fernandes Mosteiro do Leitão

 

CATEGORIA VEGETARIANA

CONCELHO NOME IGUARIA AUTOR ESTABELECIMENTO
Porto de Mós A Abóbora – Da Casca às Sementes Nuno Barros Cooking and Nature
Santarém Salada da Lezíria João Pedro Vieira Eva.pecadonatural

 

CATEGORIA VEGANA

CONCELHO NOME IGUARIA AUTOR ESTABELECIMENTO
Porto de Mós Twist de Chícharos com Aromas do Bosque Kurt Viviers Cooking and Nature
Santarém Salada da Terra João Pedro Vieira Eva.pecadonatural

 

CATEGORIA PEIXE E MARISCO

CONCELHO NOME IGUARIA AUTOR ESTABELECIMENTO
Nazaré Trilogia de Polvo Carlos Ferreira Pangeia
Torres Novas Bacalhau à Papa-Figos André Pinto Alves Papa-Figos

 

CATEGORIA CARNE

CONCELHO NOME IGUARIA AUTOR ESTABELECIMENTO
Batalha Estrela do Mosteiro Bruno Figueiredo Mosteiro do Leitão
Santarém Bode Capado no Forno Rodrigo Castelo Ó Balcão

 

CATEGORIA COZINHA MOLECULAR

CONCELHO NOME IGUARIA AUTOR ESTABELECIMENTO
Óbidos Leitão Malhado de Alcobaça, Morcela & Jus João Nuno Silva Hotel Evolutee Royal Óbidos
Santarém Fataça na Telha Cláudio Correia Blackfrog

 

CATEGORIA DOÇARIA

CONCELHO NOME IGUARIA AUTOR ESTABELECIMENTO
Abrantes Monte Abrantino Víctor Felisberto Casa Chef Víctor Felisberto
Óbidos Brisa do Lis com Texturas de Maçã Bruna Duarte Hotel Evolutee Royal Óbidos

     Fonte:  7 Maravilhas de Portugal 

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.