Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Conhecimento do território e capacidade de diálogo são trunfos do autarca do PSD

Hermínio Rodrigues assume continuidade dos mandatos de Gonçalves Sapinho e Paulo Inácio

Hermínio Rodrigues

O atual vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, apresentou formalmente a sua candidatura ao cargo de presidente nas próximas eleições autárquicas a realizar no dia 26 de setembro, em evento que teve lugar no Hotel Real Abadia, Congress & Spa, no dia 15 de julho.

O evento abriu com a intervenção do mandatário da campanha, Luís Castelhano, atual Presidente da Assembleia Municipal, a que se seguiram as intervenções do atual Presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, do presidente da Distrital de Leiria, Rui Rocha, culminando na intervenção do candidato a presidente da Assembleia Municipal, Carlos Marques. Os candidatos à vereação são Inês Silva, Paulo Mateus, João Santos, Eugénia Machado, Ana Soares, Jacinto Francisco, Cidália Branco, José António Beato (suplente), Elisabete Mendes (suplente) e Rui Marques (suplente).

Foi então que perante cerca de 70 pessoas presentes no espaço – limitação imposta pelo rigoroso respeito da situação pandémica que todos vivemos – Hermínio Rodrigues se dirigiu aos presentes e àqueles que acompanhavam a sessão via streaming online.

Hermínio Rodrigues começou por agradecer à Comissão Política da Concelhia do PSD o convite que lhe foi dirigido para se candidatar à presidência da Câmara Municipal de Alcobaça e que contou com uma aprovação por unanimidade quer na Comissão Política quer na Assembleia de militantes do PSD.

O candidato revelou que aceitou o desafio por três razões: “em primeiro lugar, pelo gosto que tenho pelo serviço público, serviço este que me permite uma maior proximidade com as nossas gentes, em segundo lugar, pela motivação que sinto em poder dar continuidade ao projeto do PSD nos últimos 24 anos – nomeadamente, o desenvolvimento e projeção das freguesias, a melhoria e da qualidade dos serviços municipais e a criação e renovação das infraestruturas que respondam às necessidades dos nossos cidadãos – e, em terceiro lugar, e não menos importante, pela capacidade de liderar uma equipa que não tenha receio de pensar sobre o passado, e de proietar o presente e o futuro, sempre em prol do bem-estar dos nossos munícipes.”

Candidatos à Câmara Municipal de Alcobaça

Hermínio Rodrigues recordou ser vereador na Câmara Municipal de Alcobaça há 24 anos e sublinhou que se o que caracteriza os executivos do PSD “é uma enorme capacidade de iniciativa e empreendedorismo (esse espírito tão nosso de querer concretizar sonhos e ambições) é porque soubemos ao longo de mais de duas décadas apostar na consistência e coerência, na gestão do interesse comum, e na força da sociedade proveniente da energia das nossas freguesias.”

O autarca não esqueceu os antecessores no cargo, garantindo ter sido “uma honra e um privilégio ter tido a oportunidade de trabalhar, ao longo destes anos, com o Dr. Gonçalves Sapinho e com Paulo Inácio. O Dr. Sapinho foi um homem com quem muito aprendi na política, além disso, foi um homem que me inspirou em muitos dos seus ideais”, dirigindo também palavras de reconhecimento, aprendizagem e gratidão a Paulo Inácio: “Soubeste ser um homem centrado nas pessoas, à procura do melhor para a nossa terra”, realçou.

Candidatos à Assembleia Municipal de Alcobaça

Hermínio Rodrigues revelou que a candidatura do PSD irá assentar em três pilares fundamentais: Felicidade, Território e Economia.

Na parte Económica, “hoje o grande pilar do nosso concelho, evidente pelo nosso empreendedorismo e pelas nossas empresas. Neste sentido, queremos criar o Gabinete Empresarial, para apoiar de forma próxima as empresas, através de plataformas digitais, criar uma marca institucional do Concelho para os produtos das empresas e valorizar marcas territoriais como a maçã de Alcobaça, a cerâmica, a cutelaria, entre tantas outras”, adiantou.

“Também no âmbito da economia, pretendemos apostar na inovação e transição digital, dando continuidade ao processo de digitalização dos nossos serviços e valorização dos seus funcionários, à expansão da rede de wi-fi e à conclusão da rede de fibra-ótica no Concelho. Por fim, queremos transformar espaços existentes em espaços de coworking”, prosseguiu.

O turismo também não foi esquecido. “Para o desenvolvimento deste sector, pretendemos dar continuidade ao projeto da mobilidade suave, que vai atualmente de Alcobaça à foz do Rio Alcoa, para, no futuro, se expandir até à nascente, valorizar o património histórico e religioso, como o Mosteiro de Coz, classificado como monumento nacional, assim como o património local das freguesias. Esta também é uma forma de atrair visitantes e de os fixar por mais dias no nosso Concelho e criar proximidade com os agentes turísticos locais, através de uma plataforma de divulgação de atividades”, concluiu.

Outro dos eixos fundamentais desta candidatura é a questão Territorial. Pretendemos olhar para o território e proporcionar as mesmas oportunidades a todas as pessoas. Queremos assegurar coesão territorial. Por isso, iremos criar uma ciclovia e percurso pedonal que una as freguesias do concelho, para valorizar o território dos antigos coutos cistercienses, dando também a conhecer os campos de cultivo e paisagens”, revelou.

Ainda na parte territorial, “pretendemos valorizar e criar equipamentos de saúde e continuar a requalificar a rede viária e os centros urbanos, sempre com preocupações ambientais. Neste sentido, pretendemos também valorizar a serra e o mar, promover a descarbonização, através da substituição progressiva da frota automóvel do Município por veículos elétricos, dar continuidade ao processo de eficiência energética, valorizar e desenvolver novos temas na educação ambiental e, finalmente, investir no saneamento (incluindo as fossas sépticas)”, concluiu.

Por último, mas não menos importante, segundo Hermínio Rodrigues, é o eixo da Felicidade e, “para termos uma sociedade mais feliz, temos de ter uma educação de excelência, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, dando continuidade à recuperação do parque escolar, para que todas as crianças e jovens tenham as mesmas oportunidades.”

Assim, o PSD quer ser “ainda mais ambicioso e apostar também na aprendizagem ao longo da vida. Neste sentido, acreditamos que vai ser possível criar um campus de investigação e de experimentação nas áreas agrícola, gastronómica e tecnológica, de forma a ligar as instituições de ensino e de investigação já existentes.”

Também na Cultura, “outro fator criador de felicidade, queremos fortalecer o acompanhamento dos artistas locais e dar continuidade à excelência do Cistermúsica e da Mostra Internacional dos Doces e Licores Conventuais, entre outros, assim como criar novos eventos relacionados com a gastronomia do nosso Concelho: falo da Festa da Maçã de Alcobaça e do Festival Convivência, que cruzará várias culturas gastronómicas”, revelou.

No domínio da Saúde e Bem-Estar, a candidatura pretende criar “um Plano Municipal de Saúde, em conjunto com as Unidades de Saúde e outros parceiros. Queremos criar novos percursos pedestres e percursos de BTT, bem como valorizar e criar espaços para a atividade física e desporto espontâneo e, por falar em desporto, é nossa intenção requalificar as instalações desportivas, como por exemplo o Estádio Municipal.”

Hermínio Rodrigues não esqueceu “o papel relevante que as associações de cariz cultural e desportivo têm hoje na sociedade e, como tal, temos de ter políticas de proximidade com estas mesmas associações, pois elas têm um papel relevante na área da formação dos nossos jovens, que queremos muito fixar no nosso território.”

Relativamente aos efeitos da pandemia, a candidatura social-democrata reconhece “os tempos que temos vivido” e, por isso, pretende “criar 18 medidas de âmbito social para proteção das famílias que vão do apoio à renda, ao medicamento, até ao acompanhamento psicológico.

“Se soubemos ultrapassar a primeira fase da pandemia, muito se deveu às nossas instituições de cariz social, pois elas tiveram (e têm!) um papel relevante no acompanhamento dos mais vulneráveis. Podem contar connosco, pois nós sabemos que podemos contar convosco”, concluiu.

Uma palavra final para os jovens, estando a candidatura social-democrata “consciente das dificuldades que têm para adquirir habitação. Não podemos esquecer a vossa importância na sociedade. Pretendemos estar ao vosso lado! Para isso iremos criar um Programa de Habitação Jovem nas freguesias, para que se possam fixar aqui, trabalhar aqui e serem felizes aqui”, assumiu.

Lista de Candidatos à presidência das Juntas de Freguesia:

José Rafael – Alcobaça e Vestiaria

Leonel Ribeiro- Alfeizerão

Maria de Lurdes Pedro – Benedita

Paulo Eusébio – Cela

Joaquim Pego – Évora de Alcobaça

Nuno Vieira – São Martinho do Porto

Valter Ribeiro – Pataias e Martingança

Jorge Honório – Turquel

Pedro Pombo – Vimeiro

 Mário Lopes

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.