Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

No quadro de competências na área da saúde que o Município exerce desde abril

Câmara da Batalha contrata enfermeiros para acelerar o processo de vacinação no concelho

Enfermeiros vão aumentar a capacidade de resposta do Centro de Vacinação Covid-19 na ExpoSalão

A Câmara Municipal da Batalha contratou 3 enfermeiros para aumentar a capacidade de resposta do Centro de Vacinação Covid-19 do concelho, instalado no Centro de Exposições da Batalha – ExpoSalão, disponibilizando desta forma às entidades de saúde um banco extraordinário de 360 horas em serviço de enfermagem até ao final de setembro.

A decisão responde a um pedido sinalizado à autarquia por parte da direção da Unidade de Saúde da Batalha, antevendo que a necessidade de voltar a mobilizar equipas de enfermagem para a normal atividade dos centros de saúde e o regime de férias pudesse “prejudicar o desempenho no centro de vacinação e também a morosidade do processo”. “Por lado, importa acelerar o processo de vacinação e por essa via estancar a evolução dos números da pandemia no concelho da Batalha”, esclarece o autarca local, Paulo Batista Santos.

Os enfermeiros agora mobilizado foram contratados em regime de prestação de serviços e no quadro de competências na área da saúde que o Município da Batalha exerce desde abril de 2021.

Trata-se de uma colaboração já solicitada pelas respetivas ordens profissionais e que aguardava autorização por parte das autoridades de saúde, através da respetiva Administração Regional de Saúde, e que agora conhece acordo no sentido de maximizar os esforços para a aceleração e massificação progressiva da vacinação em Portugal.

O Centro de Vacinação Covid-19 da Batalha, instalado em fevereiro no Centro de Exposições da Batalha, mediante uma parceria estabelecida entre o Município, a empresa gestora e a USF da Batalha, tem capacidade para vacinar mais de meio milhar de pessoas por dia e encontra-se a funcionar 3 dias por semana. A infraestrutura conta com o apoio de mais de duas dezenas de técnicos cedidos pela Câmara Municipal para acolhimento, encaminhamento e orientação dos utentes.

Para além da cedência do espaço, a Câmara Municipal cedeu ainda diverso equipamento logístico como tendas, biombos, cadeiras, mesas, armários, melhoria da rede elétrica e internet, para além de grades, cones e placas sinalizadoras e identificativas. Foi também cedido equipamento de apoio administrativo, como computadores, impressora, telemóvel, entre outros. A autarquia oferece ainda transporte gratuito de táxi ou recurso a ambulância dos Bombeiros Voluntários para o local de vacinação, conforme as marcações efetuadas.

Para o presidente da Câmara Municipal, “a situação de risco elevado em termos de pandemia no concelho da Batalha, exige medidas de exceção e muita determinação de todos. E, para além dos testes e máscaras gratuítas, dos apoios às famílias e atividades económicas, vamos incrementar a vacinação, na certeza que rapidamente iremos ultrapassar esta dificuldade”.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.