Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém

Candidatos Verdes nas listas da CDU assinam “Compromisso com o Tejo”

Rita Correia junto ao Rio Tejo no lado de Santarém

Na terça-feira, 20 de julho, os candidatos d´Os Verdes nas listas da CDU, de quatro concelhos da Lezíria do Tejo (Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém) pertencentes ao distrito de Santarém assinaram “Um compromisso com o Tejo”.

As cabeças de lista às Assembleias Municipais de Almeirim e Santarém, Sónia Colaço e Rita Correia, assinaram o Compromisso no meio do Tejo, no local de união dos dois concelhos. Os restantes candidatos assinaram o Compromisso posteriormente na Ribeira de Santarém, antes da apresentação do Manifesto Verde para as próximas eleições autárquicas de 2021.

Compromisso com o TEJO e com os seus Afluentes (Alviela, Rio Maior, Vala da Azambuja, Vala Real de Alpiarça)

Os candidatos d´Os Verdes nas listas da CDU dos concelhos ribeirinhos de Alpiarça, Almeirim, Cartaxo e Santarém, abaixo assinados, assumem o compromisso de abraçar o TEJO na sua intervenção e de dar continuidade à luta, de longos anos, do Partido Ecologista Os Verdes na defesa deste rio e dos seus afluentes, nomeadamente, o Alviela, o Rio Maior e Vala da Azambuja e a Vala Real de Alpiarça.

Estas linhas de água são espaços naturais privilegiados destes concelhos, mas também recursos estruturantes para o seu desenvolvimento e para o bem-estar e lazer das populações que estão intrinsecamente ligados à sua vida e à sua história colectiva.

Sónia Colaço junto ao Rio Tejo no lado de Almeirim

1 – Os candidatos d´Os Verdes/candidatos da CDU comprometem-se a defender a qualidade das águas doTejo e dos seus afluentes e a combater todas as fontes poluidoras!
. Estaremos de olhos bem abertos, não pactuaremos com nenhuma fonte poluidora, e zelaremos por um tratamento eficaz dos efluentes municipais;
. Seremos interventivos junto do Poder Central exigindo a contratação dos meios humanos necessários para uma fiscalização eficiente e para a implementação de uma melhor e maior rede de monitorização da qualidade das águas;
. Exigiremos a manutenção de caudais que garantam a preservação do equilíbrio ecológico dos rios, nomeadamente pressionando para que seja revista a Convenção de Albufeira.

2 – Os candidatos d´Os Verdes/ candidatos da CDU lutarão por um Tejo mais seguro!

. Reivindicando uma avaliação, controlo e fiscalização da extração de areias do Tejo para compreender e mitigar os impactos que têm sobre os sistemas ecológicos do rio, leito e margens, e os potenciais riscos que geram para as pessoas e para as infraestruturas como as pontes e diques;
. Exigindo o encerramento da Central Nuclear de Almaraz que há muito já passou o prazo de funcionamento previsto, aumentando desta forma os riscos de fugas e acidentes radioactivos.

3 – Os candidatos d´Os Verdes/ candidatos da CDU, serão firmes na defesa do desenvolvimento sustentável dos seus concelhos e da região:
. Opondo-se a todos os projectos económicos e práticas agrícolas que levem ao uso intensivo das águas destes rios e da vala, comprometendo os seus caudais, levando ao rebaixamento dos níveis freáticos na lezíria, e degradando a qualidade das suas águas por contaminações agro-químicas ou por cargas de resíduos orgânicos não tratados.

Encontro de aderentes do PEV

4 – Os candidatos d´Os Verdes/ candidatos da CDU empenhar-se-ão na devolução à população da possibilidade de conviver com o Tejo e com os seus afluentes:

. Propondo e defendendo a execução de intervenções de recuperação e manutenção das zonas ribeirinha, mas garantindo sempre que estas intervenções preservem e recuperem, o mais possível, a naturalização destes espaços;
. Criando espaços de convívio e lazer vigiados, pouco artificializados e que estimulem a descoberta e conhecimento da natureza;
. Apoiando o Associativismo ligado ao usufruto, conhecimento científico ou patrimonial ou em defesa destes cursos de água.

5 – Os candidatos d´Os Verdes/ candidatos da CDU defenderão e lutarão para que seja preservado e valorizado o património material e imaterial do Tejo, do Alviela, do Rio Maior/Vala da Azambuja e da Vala Real de Alpiarça.

Ponte D. Luís e Ribeira de Santarém, 20 de Julho de 2021

Rita Correia – 1ª candidata à Assembleia Municipal de Santarém
Sónia Colaço – 1 candidata à Asssembleia Municipal de Almeirim
Restantes candidatos

   Fonte: GI|PEV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.