Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Caldas da Rainha

Balcão «Nascer Cidadão» reabriu na maternidade do Centro Hospitalar do Oeste

Pais podem ainda solicitar a emissão do Cartão de Cidadão do recém-nascido

O balcão «Nascer Cidadão» instalado na Unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste retomou o seu funcionamento esta terça-feira, 27 de julho, após ter estado suspenso no âmbito das medidas de combate à pandemia de Covid-19. Nesta primeira fase, o atendimento funcionará às terças e sextas-feiras, das 14h às 17h.

Os bebés nascidos na maternidade do Centro Hospitalar do Oeste podem agora ser registados no balcão «Nascer Cidadão» do próprio hospital, não sendo necessária a deslocação ao Registo Civil para fazer o registo de nascimento. Podendo ainda ser solicitada a emissão do Cartão de Cidadão do recém-nascido. Caso não seja possível aos pais fazer o registo do nascimento no hospital, este poderá ser solicitado online ou presencialmente em qualquer registo civil, até 20 dias após o nascimento.

Antes de sair da maternidade do CHOeste, e após efetuado o registo do recém-nascido no balcão «Nascer Cidadão», é também possível tratar de imediato da inscrição da criança no Serviço Nacional de Saúde – «Nascer Utente». Para tal, os pais devem dirigir-se ao secretariado do Serviço de Obstetrícia e solicitar a inscrição da criança no Registo Nacional de Utentes (RNU), procedendo-se à atribuição do respetivo número de utente e de médico de família.

O Conselho de Administração do CHOeste vê com muito agrado a retoma do funcionamento deste serviço, dada sua pertinência para os pais dos bebés nascidos na Maternidade do CHOeste, que não terão de deslocar-se à Conservatória do Registo Civil para registar os seus filhos.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

   Fonte: CHO

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.