Edição: 251

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/10/27

Serviço estreia o novo espaço durante o mês de agosto

Centro Hospitalar de Leiria reestrutura Serviço de Pediatria e cria nova Unidade de Ambulatório

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) procedeu à reorganização estrutural do Serviço de Pediatria, que conta agora com uma Unidade de Ambulatório, que integra um hospital de dia pediátrico, com a conversão da área de pais/familiares. Durante o mês de agosto iniciam-se as consultas de Pediatria no novo espaço do serviço, localizado no piso 1 da torre poente do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, deixando de funcionar na Consulta Externa, o que torna a Pediatria mais autónoma e funcional, dotada de recursos humanos, tecnológicos e materiais para este tipo de atividade assistencial.

«Esta nova Unidade, cheia de luz e de cor, está preparada para receber as nossas crianças, jovens e suas famílias que necessitem de recorrer a qualquer uma das valências de consulta que o Serviço de Pediatria oferece e substitui o antigo espaço da Consulta Externa situada no piso 02 do HSA», destaca Lina Winckler, diretora do Serviço de Pediatria do CHL. «A nova Unidade integra o Hospital de Dia Pediátrico, onde é possível efetuar procedimentos que embora necessitem de vigilância, não são tão complexos que tenham que ser cumpridos em regime de internamento.»

A empreitada, que teve início a 14 de dezembro de 2020, está agora concluída e resulta na disponibilização de 18 gabinetes médicos, sala de pessoal, três salas de enfermagem, quatro arrumos, uma sala de espera, hospital de dia, sala para realização de exames por telemedicina, secretaria e instalações sanitárias. Este projeto de reorganização estrutural teve um investimento total de cerca de 662 mil euros, que inclui o valor de 590 mil euros em obras, e cerca de 74 mil euros em equipamentos, e obteve o cofinanciamento de 499.665,54 euros do Programa Operacional da Região Centro, que inclui o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, salienta que «esta é a primeira alteração estrutural da Pediatria desde a abertura do HSA em 1995 e integra o nosso plano estratégico no âmbito do reforço das funções assistenciais e modernização das instalações. Esta remodelação permite um redimensionamento da Pediatria, que visa a melhoria das condições para a prestação dos cuidados pediátricos, e que agrega no mesmo espaço os equipamentos e recursos para esta especialidade, com maior conforto e humanização para os pequenos utentes e suas famílias».

«A abertura deste novo espaço e respetivo equipamento permite uma maior proximidade com os profissionais da área da Pediatria, que trabalham noutros setores, e concentra num mesmo piso a maioria dos setores de cuidados à criança», realça Lina Winckler. «Vai ainda possibilitar o crescimento de outras valências na área da Pediatria. É, sem dúvida, mais um passo dado pelo CHL para melhorar o atendimento e acompanhamento da faixa mais jovem da população, da sua área de influência», remata a médica pediatra.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.