Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Após um atropelamento junto à passagem de nível

Iniciativa Liberal de Alcobaça questiona segurança da passagem de nível de São Martinho do Porto

Passagem de nível de São Martinho do Porto

No dia 6 de Agosto há a lamentar uma vítima por atropelamento junto à passagem de nível de São Martinho do Porto. As circunstâncias estão ainda por apurar e as autoridades competentes terão de fazer o seu trabalho de investigação sobre o ocorrido. No dia 28 de Julho, a Iniciativa Liberal de Alcobaça tomou uma posição pública relativa à Linha do Oeste, considerando que há um problema de segurança conhecido naquela passagem de nível. O seu candidato à Câmara Municipal, Miguel Silvestre, apresentou medidas que o Município de Alcobaça deve assumir “para que a Linha do Oeste saia do marasmo em que se encontra, em particular o troço que passa no concelho de Alcobaça.”

Entre as medidas mais prementes, a Iniciativa Liberal de Alcobaça colocou a resolução do problema de segurança que é a passagem de nível de São Martinho do Porto, onde pessoas, veículos e comboios se cruzam todos os dias e sem que exista uma separação clara de tráfegos, lembrando que a partilha de espaço entre veículos em dois sentidos e peões transforma aquele local num perigo de segurança.

A Iniciativa Liberal de Alcobaça considera ter muita dificuldade em compreender esta situação quando há décadas que esta questão se coloca, haver espaço disponível lateralmente para que a partilha de espaço não acontecesse, recordando que os alertas já existiram e continuam a existir, sendo apenas mais uma voz que se junta a este coro.

Nesse sentido, Miguel Silvestre apela a que o Município tenha uma posição veemente de defesa dos interesses do concelho, na proteção dos seus moradores e visitantes. Na sua opinião, a Câmara Municipal de Alcobaça deve responsabilizar as entidades competentes, pela gestão e investimento da infraestrutura ferroviária nacional, por acidentes que possam ocorrer no local.

Além disso, a Iniciativa Liberal defende que a Câmara Municipal de Alcobaça deve ter um projeto de mobilidade para aquele local onde a segurança dos transeuntes esteja garantida, solicitar às forças de segurança uma presença e fiscalização mais apertada durante os períodos de maior presença na Vila, nomeadamente durante a época balnear e os fins de semana, ter planos específicos para a mobilidade e acessibilidade à praia de São Martinho do Porto reduzindo assim a pressão nestes pontos sensíveis e limitar a circulação na marginal ao fim de semana, providenciando para o efeito bolsas de estacionamento exteriores, transportes públicos de acesso à praia, ciclovias e faixas partilhadas seguras, entre outras.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.