Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Do projeto “Quatro Concelhos uma Identidade”

Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos e Porto de Mós recebem vídeomapping “A Ordem”

Cartaz

O Município de Alcobaça aprovou na reunião de Câmara de 10 de agosto de 2021, por unanimidade, o apoio logístico à realização do projeto “Quatro Concelhos Uma Identidade”, que envolve os concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos e Porto de Mós. O projeto é um espetáculo de luz, som e movimento que reúne imagens baseadas na história dos Monges de Cister e na sua importância para a região, que serão projetadas em monumentos destes concelhos. A fachada da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, em Aljubarrota, recebe a primeira apresentação, no dia 18 de agosto às 21h30.

O projeto nasceu de uma candidatura do produtor Mário Ferreira ao programa do Ministério da Cultura “Garantir Cultura, sendo Co Financiado pelo Compete 2020 – Portugal 2020 – União Europeia (FEDER). A produção criativa é da produtora alcobacense Olho de Boi.

“Quatro concelhos uma Identidade”, é um espetáculo de luz, som e movimento que consiste em projetar imagens 3D sobre superfícies arquitetónicas com carácter histórico, criando efeitos e animações impactantes. As imagens são baseadas na história do Monge de Cister e da sua importância na identidade das várias regiões relativamente à riqueza histórica e ao fio condutor dos coutos do Mosteiro de Alcobaça.

Segundo a produtora, “é um espetáculo de vídeomapping artístico que vai recriar cenários históricos. Com o seu impacto visual, combinado com a envolvente sonora, o vídeo Mapping vai transportar o público para uma experiência multimédia única” e “pretende deixar o público deslumbrado diante do espetáculo de luzes, som e movimento que o videomapping oferece, sendo as suas possibilidades infinitas”.

Inicialmente integravam o projecto os municípios de Alcobaça, Caldas da Rainha, Porto de Mós e Nazaré, mas segundo o produtor, “o município da Nazaré quis desistir porque não irá realizar eventos até ao final do ano devido à pandemia”. Assim, em substituição do município da Nazaré, o espectáculo conta com a participação do município de Óbidos.

“Quatro concelhos uma Identidade” será apresentado, a 18 de agosto em Aljubarrota, Alcobaça; no dia 25 de agosto, na fachada da Igreja Paroquial de Santa Catarina, em Caldas da Rainha; no dia 7 de Setembro, na fachada do Convento de São Miguel, nas Gaeiras, Óbidos e no dia 15 de Setembro, na fachada do edifício dos Paços do Concelho, em Porto de Mós. Os espectáculos realizam-se sempre às 21h30.

Apesar de ser um evento com entrada livre, é necessário efectuar reserva, sendo necessário para isso, contatar as juntas de freguesia de Aljubarrota, Santa Catarina, Gaeiras e o município de Porto de Mós. O espetáculo cumpre as medidas de segurança em vigor impostas pela DGS e é para maiores de 12 anos.

   Mónica Alexandre

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.