Edição: 251

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/10/27

Iniciativa da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria

Oficina d'Artes Mestre João Santos inaugura exposição com espólio de faiança da Vestal

Peças da Coleção de Faiança Família Couto Serrenho 

Durante os meses de agosto e setembro, estará patente na Oficina d’Artes Casa Mestre João Santos, a Exposição de parte do espólio da fábrica de faiança Vestal propriedade da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV). A inauguração da 2ª Mostra Vestal teve lugar no dia 20 de Agosto, no centro histórico de Alcobaça.

Esta mostra contará com a integração de peças de colecionadores de Alcobaça e Vestiaria, a par de parte do espólio administrativo da empresa que laborou durante cerca de 60 anos, na freguesia da Vestiaria, no concelho de Alcobaça, e que encerrou no início deste século. A mostra tem curadoria e parceria com o Museu de Cerâmica – Coleção Pereira de Sampaio.

A Oficina d’Artes Casa Mestre João Santos, onde em tempos trabalhou o mestre ceramista João Santos, é gerida pela UFAV, que admite voltar a convidar artistas para trabalhar ao vivo no local, a par de um programa de exposições regulares.

Imagens da fábrica Vestal em laboração

Segundo a presidente da UFAV, Isabel Fonseca, a Vestiaria dispõe de património suficiente para ter o seu próprio museu, não só no âmbito da cerâmica, mas também musical e etnográfico, sendo intenção do seu executivo criar o Museu da Vestiaria, assim que estejam reunidas as condições materiais para o efeito.

     Mário Lopes 

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.