Edição: 251

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/10/27

Programação em Rede da Lezíria do Tejo

Vídeo, dança e estátuas vivas são destaques na programação em rede da CIMLT

Tiago Pereira em “A Lezíria a Gostar dela Própria”

A semana que ora passou teve como pontos altos, dois magníficos momentos, na Programação em Rede da Lezíria do Tejo.

Na terça feira, 17 de agosto, às 21 h, no Pátio do Museu Municipal de Coruche, aconteceu a primeira apresentação da “Vídeo Performance” “Meio Homem Trabalho”, no contexto da ação “A Lezíria a Gostar dela Própria”, com Tiago Pereira e Sílvio Rosado. Foi uma noite intensa, que culminou com uma “fandangada”, em que brilhou o nonagenário Sr. António Neves, homem com uma vida profundamente embrenhada nas questões da cultura tradicional.

Na sexta feira, dia 20 de agosto, às 21H30, o Convento de São Francisco em Santarém recebeu esta mesma “Vídeo Performance”, tendo Tiago Pereira privilegiado aqui imagens com testemunhos de pessoas do concelho de Santarém.

Na plateia, com cerca de centena e meia de espetadores, pontuavam duas dezenas que gravaram os seus testemunhos para a criação da performance, vibraram com as próprias histórias, soberbamente ordenadas e recriadas pelo génio do Tiago Pereira, a que o músico Sílvio Rosado acrescentou brilhantes improvisos.

No sábado, dia 21 de agosto, esta “Vídeo Performance” repetir-se-ia na Golegã, no auditório ao ar livre do Equuspolis, desta feita com os testemunhos de pessoas do respetivo concelho.

“Valoriz’Arte”

A essa mesma hora, Aveiras de Cima recebia o espetáculo de dança contemporânea “Dançar com… Vindimas”, uma produção do Círculo Cultural Scalabitano, com coreografia de Encarnação Noronha. Um espetáculo brilhante, que vai ao encontro das raízes mais profundas da identidade ribatejana, recriando o ciclo da produção do vinho, com imagens belíssimas que deixaram o público, cerca de centena e meia de pessoas, deliciado.

Nos próximos dias intensifica-se a Programação em Rede, pelo que teremos, logo no dia 27 de agosto, sexta-feira, em Alpiarça (Praça do Município), às 21H30, a “Vídeo Performance” “Meio Homem Trabalho”, integrada na ação “A Lezíria a Gostar Dela Própria”, com Tiago Pereira e Sílvio Rosado.

Ainda em Alpiarça, mas no dia 28 de agosto, entre as 18h00 e as 20H00, decorre a ação “Valoriz’Arte”, também na Praça do Município, com a apresentação dos trabalhos de Estátuas Vivas realizados na residência artística que decorreu durante a semana.

Também a 28 de agosto, duas ações: em Santarém, às 21H00, no Convento de São Francisco, apresentação da residência artística em vídeo documental “Vale”, orientada por Miguel Canaverde e Pedro Mourinha; às 21h30 “Dançar com… Vindimas”, produção do Círculo Cultural Scalabitano, com coreografia de Encarnação Noronha, desta feita no Centro Cultural do Cartaxo.

Esta programação, coordenada pela CIMLT, tem financiamento do Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia.

    Fonte: CIMLT

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.