Edição: 250

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/9/20

Mudança do local das consultas tem efeitos a partir do dia 30 de agosto

Centro Hospitalar de Leiria renova espaço e volta às consultas de Psiquiatria na Consulta Externa

Hospital de Santo André

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) reformulou o setor 2 da Consulta Externa do Hospital de Santo André (HSA) e volta a realizar as consultas de Psiquiatria neste espaço a partir do dia 30 de agosto. Este setor estava ocupado pelas consultas de Pediatria, que já funcionam na nova Unidade de Ambulatório do Serviço de Pediatria, no piso 1 da torre poente do HSA. As consultas do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental (SPSM) funcionavam desde setembro de 2019 numa das áreas do edifício científico-pedagógico do campus 5 (Rua de Santo André) do Politécnico de Leiria, através de um acordo de utilização entre as duas entidades, que agora termina.

Esta mudança temporária decorreu no âmbito do projeto do CHL de expansão das áreas da Consulta Externa, e com o aumento da capacidade de resposta do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental.

Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, reitera a cooperação e colaboração do Politécnico de Leiria com esta cedência temporária de espaço. «Esta foi uma solução provisória encontrada em conjunto e com o apoio do Politécnico de Leiria, que nos permitiu iniciar algumas intervenções de expansão da Consulta Externa do HSA. Há dois anos a escolha da especialidade de Psiquiatria para esta mudança deveu-se ao facto de não necessitar de equipamentos diferenciados, técnicas especiais ou apoio direto de outras especialidades no ambiente de consulta, o que tornou o processo mais simples, quer na adequação ao espaço quer para o conforto dos utentes», explica Licínio de Carvalho.

A obra de reformulação do novo espaço de consulta do SPSM na Consulta Externa do HSA contou com um investimento de cerca de 19.600 euros. Foram executados trabalhos de recuperação das paredes existentes, com nova pintura nos corredores e sala de espera, e uma das salas de tratamento foi dividida com porta de fole de correr, o que permite dispor de dois gabinetes independentes ou utilizar como um único compartimento.

«Ao fim de dois anos de uma experiência extremamente positiva com a consulta do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental a funcionar nas instalações do campus 5 do Politécnico de Leiria, é hora de regressarmos à casa mãe, o HSA», salienta Cláudio Laureano, diretor do SPSM do CHL. «É um regresso anunciado, cumprindo-se a promessa realizada em 2019 pelo Dr. Licínio de Carvalho quando nos assegurou que as futuras instalações da Consulta de Psiquiatria no HSA seriam uma mais-valia tanto para o serviço, mas muito particularmente para os nossos utentes.»

Cláudio Laureano acrescenta ainda as mais-valias do reformulado setor 2 da Consulta Externa do HSA. «Mais espaço, mais gabinetes e maior proximidade às diversas dinâmicas hospitalares são alguns dos aspetos positivos das novas instalações, acrescentando-se ainda a intenção de manter uma das inovações mais positivas que a estadia no Politécnico de Leiria trouxe para os utentes: um secretariado de admissão mais personalizado.»

Os utentes do Serviço estão a ser alertados com a devida antecedência de todas as informações necessárias para se dirigirem ao novo espaço da Consulta Externa do HSA, onde poderão fazer a sua admissão direta num balcão administrativo.

O Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHL disponibiliza anualmente cerca de 25.000 consultas médicas e de enfermagem, que se realizam de segunda a sexta-feira nos períodos da manhã e da tarde, com 13 médicos especialistas em Psiquiatria e 2 psicólogos. «O Serviço de Psiquiatria tem vivido nos últimos anos um assinalável crescimento que já não era compatível com as antigas instalações no HSA, permitindo este novo espaço a consolidação dessa evolução e das novas dinâmicas implementadas», sublinha o diretor do SPSM do CHL.

     Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.