Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Atleta já tinha vencido a Taça de Portugal e a Volta a Portugal de Cadetes

Tiago Santos é campeão nacional de contrarrelógio representando o Alcobaça Clube de Ciclismo

Tiago Santos

Tiago Santos, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, sagrou-se Campeão Nacional de Contrarrelógio, numa dura prova disputada no sábado, dia 21 de agosto, no concelho de Sernancelhe no distrito de Viseu. O atleta orientado pelo treinador Armindo Lúcio levou 22m:31s para percorrer os 14,6 quilómetros da prova num percurso duro e a terminar num piso de paralelos.

O atleta que já tinha vencido a Taça de Portugal de Cadetes e a Volta a Portugal de Cadetes, era favorito à partida, razão pela qual foi o último a partir para a estrada e revelou o seu potencial e o bom momento de forma e bateu todos os adversários e a sagrar-se Campeão Nacional.

Simão Simões que está a fazer ciclismo pelo primeiro ano, foi também convocado para fazer a prova de Contrarrelógio, ficou em 22º lugar entre os 52 atletas que concluíram a prova.

Nas provas de contrarrelógio, os atletas partem com intervalos regulares, no caso de minuto a minuto e são controlados individualmente, vencendo que tiver o melhor tempo, e neste caso o melhor tempo foi de Tiago Santos. Além da medalha de ouro referente ao 1º lugar na prova de Contrarrelógio, Tiago Santos conquistou ainda a medalha de Bronze na prova de fundo, correspondente ao 3º lugar com o mesmo tempo do vencedor.

O atleta natural de Pedralhos levou 2h:04m:03s para percorrer os 73,5 quilómetros da prova feitos num circuito de três voltas, com a média de 33,61 km/h, numa prova em que alinharam à partida 142 atletas, em representação de 24 equipas, mas mais de metade dos jovens corredores acabaram por desistir.

A prova começou numa toada calma, mas uma fuga que parecia pouco prometedora acabou por vingar e o fugitivo conseguiu ter uma vantagem de quase dois minutos. Como o pelotão se acomodou à situação, por orientação do treinador Tiago Santos mexeu na corrida, foi em busca do fugitivo sendo depois acompanhado por alguns adversários.

O ritmo forte que imprimiu permitiram-lhe anular a fuga, mas causaram-lhe um forte desgaste e no sprint final acabou por ser batido em cima da linha da meta ficando na 3ª posição, mas com um brilhante e meritório trabalho, que mostram que é um atleta poderoso. Os restantes atletas da formação alcobacense, Simão Simões, Diogo Ferreira e David Casal estão entre os que não resistiram à dureza da prova e desistiram.

No Campeonato Nacional de Contrarrelógio de Juniores, o Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, fez-se representar por Ricardo Ramos que ficou em 27º lugar e Alexandre Moreira que ficou na 35ª posição.

Já na prova de estrada, com 122,5 quilómetros, Ricardo Ramos ficou em 20º lugar e Leandro Valente em 21º, com os restantes atletas Alexandre Moreira, Jorge Figueiredo, Rafael Soares e Henrique Matias a não resistirem à prova e desistirem, numa competição em que apenas completaram a prova 40 atletas dos 129 que alinharam à partida.

Ana Fernandes em 11º lugar

Ana Fernandes, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, ficou em 11º lugar no Campeonato Nacional de Contrarrelógio em cadetes femininas, levando 30m:57s:558 para percorrer os 14,6 quilómetros da prova, que decorreu junto ao Santuário da Senhora da Lapa em Sernancelhe, no distrito de Viseu.

No Campeonato Nacional de Fundo, teve lugar em Junho, em Castelo Branco, esta atleta tinha ficado em 6º lugar numa prova de 64,9 quilómetros e ficou em 15º lugar no ranking da Taça de Portugal de Cadetes Femininas.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.