Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Autarquia está preocupada com a falta de água no leito do rio

Câmara da Batalha pede intervenção urgente da Agência Portuguesa do Ambiente no rio Lena

Bombeiros Voluntários da Batalha estiveram a repor água para viabilizar o ecossistema local

O caudal do rio Lena está transformado num pequeno fio de água em várias zonas do seu trajeto, sendo a seca e os açudes privados os principais motivos deste cenário que preocupa o autarca local e já motivou algumas ações de emergência de reposição de água, para evitar mais um desastre ambiental numa linha água já bastante fustigada por descargas ilegais.

Além da seca, a retenção de águas em açudes ilegais e o “excesso” de bombas de rega ligadas em vários pontos do rio Lena, explicam a falta de água que está a colocar em risco o equilíbrio ambiental do rio e suscitou um pedido de intervenção urgente por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entidade que fiscaliza e licencia a utilização de recursos hídricos.

Esta ocorrência grave já determinou algumas ações de reposição de água no leito do rio, última das quais com a colaboração dos meios dos Bombeiros Voluntários da Batalha que durante várias horas estiveram a repor água para viabilizar o ecossistema local.

Bombas de alto calibre têm extraído ilegalmente água do rio

A autarquia exige uma intervenção urgente por parte da APA, entidade do Ministério do Ambiente, no sentido de verificar os títulos de utilização emitidos para o rio Lena e deve determinar que os utilizadores se abstenham de prática de atos ou atividades que causem a degradação do estado das massas de águas e gerem outros impactes ambientais negativos.

Para o presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, «é urgente que a APA assegure um controlo mais eficaz nos usos hídricos licenciados e na fiscalização regular de açudes que estão a reter ilegalmente água para usos privados e não autorizados». «A Câmara procura sensibilizar os utilizadores e está muito empenhada em valorizar ambientalmente o rio Lena, é necessário que o Ministério do Ambiente cumpra com o seu papel na salvaguarda deste importante recurso», acrescenta o edil.

   Fonte: MB

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.