Edição: 250

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/9/20

No âmbito da quarta edição do festival Novas Invasões

Mercado oitocentista volta a animar o centro histórico de Torres Vedras

Mercado Oitocentista

No âmbito da quarta edição do festival Novas Invasões, Torres Vedras vai acolher mais um mercado oitocentista, o qual terá lugar no Largo de Wellington, no Largo de São Pedro e na Rua Almirante Gago Coutinho, entre os dias 2 e 5 de setembro.

Sendo que o festival Novas Invasões é um evento que tem como ponto de partida a evocação da resistência à terceira invasão francesa a Portugal e a construção das Linhas de Torres, o referido mercado expressará a atividade humana na região de Torres Vedras no início do século XIX, rica em vivências e costumes.

Este mercado será recriado por companhias e grupos de teatro profissionais, associações e grupos de recriação histórica, figurantes e operadores locais. No todo, e em conjunto, serão apresentados vários quadros cénicos, constituindo um único espetáculo, permitindo ao público emergir na recriação de uma época.

De referir que vários dos quadros cénicos a apresentar recriarão vivências relacionadas diretamente com a terceira invasão francesa (“Hospital de campanha”, “Guerrilha da terra queimada”, “Vidas do tempo das invasões”, “Bartolomeu Erudito”, “Le cache and seek”, “Mulher do boi” e “Camponês”). Serão ainda apresentados outros quadros cénicos, relativos a vivências quotidianas da região de Torres Vedras no início do século XIX (“Ofícios à época”, “Exposição de animais”, “A vida na taberna” e “Agapito e Ubaldina”).

O mercado oitocentista funcionará nos dias 2 e 3 de setembro das 18h00 às 21h00 e nos dias 4 e 5 de setembro das 15h00 às 21h00.

Tendo em conta o atual contexto pandémico não haverá oferta gastronómica no mercado oitocentista, estando, no entanto, disponíveis menus de gastronomia oitocentista em oito restaurantes do concelho de Torres Vedras (A Colmeia, restaurante do Hotel Golf Mar, Mezza, Moinho do Paúl, O Beirão, O Patanisca, O Tacho e Roots).

Do programa consta o Hospital de Campanha, Ofícios à época, exposição de animais, a vida na taberna, Guerrilha da Terra Queimada, Vidas do tempo das Invasões, Agapito e Ubaldina, uma dupla de mercantes e tratantes, Bartolomeu Erudito, capitão português nas batalhas da Roliça e do Vimeiro, Le Cache And Seek, esconde-esconde que é um jogo de crianças, mas que pode ser jogado por adultos, Mulher do Boi, uma mulher que vive aprisionada no mundo do seu quarto pois ao perder tudo nesta invasão dos franceses, desenvolve uma esquizofrenia provocada pelas inúmeras más experiências que sofreu e o Camponês, um homem solitário e transtornado pelos traumas provocados pelas invasões, desenvolve problemas mentais que o levam a encarnar reconhecidas figuras de 1810.

Mais informação sobre o festival Novas Invasões pode ser consultada no site do evento.

    Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.