Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Um dos primeiros 50 equipamentos culturais nacionais a integrar a RTCP

Teatro Municipal de Ourém integra rede de teatros e cineteatros portugueses

O Teatro Municipal de Ourém é um dos primeiros 50 equipamentos culturais nacionais a integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP). O anúncio feito pela Direção-Geral das Artes permitirá a candidatura desta estrutura do concelho de Ourém à programação da RTCP, com o objetivo de corrigir assimetrias regionais, implementar boas práticas, incrementar a circulação nacional de projetos e criar condições para garantir uma oferta cultural de qualidade e diversificada.

Com praticamente todo o território nacional representado, o Teatro Municipal de Ourém foi uma das 50 entidades artísticas selecionadas para integrar a RTCP, cujo concurso de apoio ficará disponível no início de outubro.

A Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses é um instrumento estratégico para o fomento da coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado Central com as autarquias e as entidades independentes.

Esta rede é composta por equipamentos culturais que aderiram de forma voluntária e sob o compromisso de cooperarem entre si, permitindo incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional, o aumento do número de coproduções entre entidades, bem como a valorização e qualificação de recursos humanos especializados.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.