Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Obra sobre João Antunes vai ser apresentada em Fátima a 25 de setembro

Livro mostra vida e obra do arquiteto que continuou as obras da primeira basílica do Santuário de Fátima

Numa iniciativa dos autores e da editora, na tarde de 25 de setembro será apresentada no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, a obra “Arquiteto João Antunes – vida e obra”.

O livro, da autoria de António Borges da Cunha e Pedro Moniz, publicado pela Hora de Ler, percorre no tempo a vida e o trabalho do arquiteto João Antunes, que continuou as obras da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima.

A publicação apresenta-se também e sobretudo, na ótica dos coautores, como “uma homenagem à família Antunes, e, em especial, ao arquiteto João Antunes, cuja ascendência radica em Marvila/Barreira, concelho de Leiria.

Nascido em 1897 e falecido em 1989, João Antunes tem entre os seus principais projetos, em Lisboa “As três Graças” e o Teatro Ginásio; a continuação das obras da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima; e várias novas igrejas por todo o país. Além de arquiteto, João Antunes, destacou-se na área da escultura, autor de, entre outros trabalhos, o sacrário e os altos-relevos dos mistérios do rosário, na mesma basílica do Santuário de Fátima.

Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos e do Museu do Santuário de Fátima, sublinha, no prefácio da obra, “a sua relação [do arquiteto João Antunes] com o Santuário de Fátima, que também neste livro se espelha, passa não só pela relação de trabalho, enquanto responsável por levar por diante o plano que herdou e enquanto criador de nova obra para a Cova da Iria, mas também pela relação de clara cumplicidade que se deteta entre o bispo de Leiria e o arquiteto”.

Sobre os autores do livro

António Borges da Cunha é primo do arquiteto João Antunes, frequentou o Seminário Diocesano de Leiria, desenvolve atividade profissional como professor e investigador com obras publicadas em diferentes áreas, nomeadamente livros escolares, biografias e história; Pedro Moniz reside na Barreira/Leiria é advogado e jurista, pós-graduado em Estudos Europeus. Como investigador publicou também várias obras em prosa, romance e biográficas.

O programa do evento, com início às 15h30 e animação musical a cargo do Adesba Chorus e da soprano Manuela Moniz, pode ser consultado na imagem-convite acima.

Conferência por Alexandre Havard

No âmbito do programa definido para a apresentação da obra “Arquiteto João Antunes – vida e obra”, Alexandre Havard, conhecido pelas suas palestras e conferências e enquanto criador do criador do sistema Virtuous Leadership, apresentará em Fátima uma conferência sobre o impacto da mensagem de Fátima na Rússia atual.

Neto de emigrantes russos que deixaram S. Petersburgo durante a Revolução Bolchevique, Alexandre Havard nasceu e viveu em Paris, atualmente reside em Moscovo. Exerceu durante anos a profissão de advogado em Paris, Estrasburgo e Helsínquia, antes de descobrir a sua missão de formar uma nova geração de líderes virtuosos. Os seus livros Virtuous Leadership e “Criados para a Grandeza” foram traduzidos em cerca de 20 idiomas.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.